A delegação da Caldense seguiu viagem na manhã desta quinta-feira (08/05) rumo a Patos de Minas visando o confronto diante da URT na Arena DB no sábado às 18h30. Uma vitória alviverde na partida pode colocar a Veterana na vice-liderança ou até mesmo na liderança do grupo dependendo dos demais resultados da rodada.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A partida é de suma importância para os objetivos do time na competição. A equipe fará duas atividades na cidade antes do duelo, na quinta a tarde, logo após a chegada, e na sexta a tarde. Depois fica em absoluta concentração. Aliás, a delegação da Veterana ficará direto em Patos de Minas para o jogo da quarta-feira contra o Mamoré.
Campanhas
A Veterana vem de um empate em 0 a 0 na estreia em casa no último domingo diante do Patrocinense e está em 3º lugar no Grupo A com 1 ponto. Já a URT venceu o VEC fora de casa na primeira rodada por 1 a 0 e ocupa a 2ª colocação com 3 pontos.
Retrospecto e curiosidades
O retrospecto geral do confronto é favorável à Caldense e aponta 51 jogos, 23 vitórias, 12 empates, 16 derrotas, 66 gols pró e 46 gols contra. Considerando apenas jogos realizados no Estádio Zama Maciel, atual Arena DB, a Caldense também leva vantagem. Os números assinalam 30 jogos, 12 vitórias, 7 empates, 11 derrotas, 37 gols pró e 32 gols contra.
Primeiro jogo: 04/11/1975 Caldense 4 x 0 URT (amistoso)
Último jogo: 16/06/2024 URT 3 x 2 Caldense (Módulo II)
Maiores vitórias da Caldense: 4 a 0 em 1975 (amistoso), 4 a 0 em 1976 (Torneio Incentivo) e 4 a 0 em 1978 (Torneio Incentivo)
Maior vitória da URT: 3 a 1 em 2021 (Mineiro)
Jogador da Caldense que mais enfrentou a URT: Paulista (zagueiro), 11 jogos
Jogador da Caldense que mais marcou gols na URT: David Lazari (meia), 3 gols
Jogo com maior público: 01/03/2000 pelo Campeonato Mineiro com 3.063 pagantes
Jogos marcantes
– Em 1977 a Caldense foi campeã mineira do interior diante da URT. Mesmo perdendo por 1 a 0 na ocasião, a Veterana conquistou o título, pois o Valeriodoce, concorrente direto, perdeu por 1 a 0 para o Villa Nova na rodada e o Verdão ficou na quarta posição da classificação com 12 pontos, atrás apenas dos três da capital.
– Na temporada 2001 a Veterana estreou no Campeonato Mineiro diante da URT em Patos de Minas e venceu por 1 a 0 com gol do meia Alemão, de pênalti. A partida marcou o primeiro jogo de Tupãzinho com a camisa alviverde, que teve um gol de cabeça anulado em lance muito contestado.
– Em 2002 a Caldense fez 2 a 1 na URT de virada, com gols de Carioca, Joílson e direito a pênalti defendido pelo goleiro Gilberto, na antepenúltima rodada da competição, resultado que foi crucial para o título de campeã mineira daquele ano.
– Em 2015 a Caldense venceu a URT no Zama Maciel por 1 a 0 com gol de cabeça do zagueiro Plínio no primeiro minuto de jogo. A partida foi marcada por grandes defesas do goleiro Rodrigo Viana e garantiu a classificação alviverde à semifinal do campeonato após 11 anos.
Cartões
A Veterana não tem jogadores pendurados para a partida. Até aqui receberam amarelos os seguintes atletas: Marcílio, Henrique Rocha, Elicey, Igor Alves, Cesinha, além do técnico Thiago Oliveira.
Transmissão
A partida será exibida pelo canal da Federação Mineira de Futebol no YouTube.