ONDA POÇOS

CALDAS| Ramal do Caminho da Fé será inaugurado neste domingo

Foto: Visite Caldas

Compartilhe nas redes sociais

O Caminho da Fé, rota de peregrinos com destino ao Santuário Nacional de Aparecida (SP), terá ramal com saída em Caldas, a partir deste domingo (8). A inauguração será às 9 horas da manhã com um passeio ciclístico e caminhada pelo trecho.

O ramal de Caldas terá 16 quilômetros, com ponto de partida na Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, no centro. O peregrino seguirá em direção a Santa Rita de Caldas por uma estrada de terra que corta o bairro Maranhão, aos pés da Serra da Pedra Branca, que era a antiga ligação entre as duas cidades. O ponto de chegada em Santa Rita de Caldas é o Santuário Arquidiocesano de Santa Rita. De Santa Rita o caminho segue até Ouro Fino. Entre a Matriz de Caldas e o Santuário de Aparecida (SP) são 300 quilômetros.

Em Caldas, o Caminho da Fé recebe o nome de Ramal Esperança Bretas, homenagem a uma enfermeira caldense que, para pagar uma promessa, fez a primeira peregrinação a pé que se tem registro até a igreja de Santa Rita de Caldas, antes mesmo que a cidade se tornasse destino de romarias de diversas regiões do país. Na época, era pároco em Santa Rita o Pe. Alderigi Maria Torriani, cujo processo de canonização é analisado pela Igreja
Católica. O Caminho da Fé, em Caldas, vai contemplar ainda uma rota que virá das cidades de Botelhos e Campestre, que já está em fase de implementação. O trabalho é conjunto entre o Programa Visite Caldas, Prefeitura de Caldas por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e a Associação do Caminho da Fé.

Pelas águas, pela fé
Caldas ficou conhecida no início do século XX pelo poder de suas águas medicinais. Turistas e moradores que procuram Pocinhos do Rio Verde para o tratamento de doenças deixam legados importantes como gratidão pela graça da cura. A Capela de Santa Terezinha, no alto do Morro do Galo, foi construída por uma devota que foi curada pelas águas sulfurosas. Atrás da Igreja São Vicente Ferrer também há uma pequena gruta dedicada à Santa Rita de Cássia, bem como outros monumentos espalhados pelo bairro.
Na Zona Rural de Caldas, pela rota do Caminho da Fé, existem capelas que, além de espaço de fé e devoção, reúnem fiéis em festejos que resguardam antigas tradições folclóricas e religiosas como as Folias de Reis, Terços Cantados, louvações e quermesses.

 

Fonte: Visite Caldas/ Rafael Melo