Em 29 de Maio de 2001, 35 indígenas da Etnia Xucuru Kariri, originária de Alagoas, chegaram para habitar Caldas. Depois de permanecerem no Estado da Bahia por 18 anos, se deslocaram para Minas Gerais no Triângulo Mineiro, onde permaneceram por mais três anos. Neste período em Minas Gerais, procuraram por um território definitivo para suas famílias e receberam a oferta de uma gleba de terras da União no município de Caldas.
Os Xucuru Kariri se tornaram a primeira Aldeia indígena a habitar o Sul de Minas. Passaram por um processo de adaptação e ao longo dos anos houve uma troca simultânea de conhecimentos trazendo ganhos culturais, tradicionais e religiosos para ambos os povos, indígenas e não-indígenas.
Vinte anos passados, o Cacique Jânio Ferreira do Nascimento, o JAL, que assumiu em 2015 a liderança do seu povo após o falecimento do seu pai, propõe junto da sua Aldeia, dos membros da comunidade regional que os abraçaram, do poder público e da população caldense, um ano de comemoração e lembranças.
Filho do Cacique Warkanã de Aruanã, o Sr. José Sátiro do Nascimento, JAL hoje lidera 143 indígenas junto da sua mãe Thyoxiãepue, a Pajé da Aldeia.
A Aldeia Xucuru Kariri de Caldas conta atualmente com escola, quadra poliesportiva, e posto de saúde próprios e o apoio do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura para a continuidade das ações e atividades que são necessárias para uma melhor qualidade de vida dos indígenas.
Vinte anos após o início deste processo de compartilhamento cultural, Caldas recebeu também, há quase três anos, uma segunda tribo, os Kiriri do Acré, com 59 membros atualmente.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: