Uma parceria entre o Sebrae e o programa AL Invest Verde, da União Europeia, possibilitou a realização de uma mentoria para os cafeicultores da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, em Poços de Caldas, nos dias 19 e 20 de setembro. O evento contou com a presença de Hulda Giesbrecht, coordenadora de negócios de base tecnológica do Sebrae Nacional, Rogério Galuppo, analista técnico do Sebrae Minas, e consultores colombianos.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
O programa de mentoria, que se estenderá até fevereiro de 2025, incluirá encontros e oficinas tanto presenciais quanto online. A iniciativa, gratuita, tem como objetivo oferecer atendimento de consultores internacionais especializados em Indicações Geográficas (IGs) para sete associações selecionadas na América Latina, incluindo a Região Vulcânica.
As temáticas abordadas nas sessões incluirão marketing, caracterização de produto, governança, sustentabilidade e suporte técnico no desenvolvimento de pedidos de proteção de IG. Ivan Figueiredo, analista do Sebrae Minas, destaca que a mentoria visa fornecer orientação personalizada para que cada produtor de café elabore um plano de ação adaptado às suas necessidades.
Marco Antônio Lobo Sanches, presidente da Associação dos Cafés da Região Vulcânica, elogiou a iniciativa, ressaltando sua importância para o fortalecimento do grupo. “A capacidade e qualificação dos profissionais envolvidos na mentoria demonstram que o resultado será grandioso. Com esse apoio, esperamos melhorar nossa presença no mercado interno e aumentar a visibilidade dos nossos cafés no exterior,” afirmou.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae Minas