O café de Minas Gerais teve um aumento significativo nas exportações para o mercado chinês. Em 2023, o Brasil mais que triplicou suas exportações de café para o país asiático, impulsionado pelo crescente consumo entre os jovens chineses.
Produtores mineiros, aproveitando o aumento da demanda, destacaram sua participação na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, onde apresentaram estratégias para expandir ainda mais esse mercado.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
O crescimento do volume exportado veio acompanhado do aumento no preço da saca de café – foram 40% de valorização nos últimos cinco anos, comprovando a boa aceitação do produto mineiro no mercado chinês.
Para atender à nova demanda, produtores de Minas Gerais estão investindo em qualidade e diversificação dos produtos, incluindo cafés especiais e orgânicos. Estratégias de marketing e participação em feiras internacionais, como a China International Import Expo (CIIE), também têm sido adotadas.
Este ano, o ritmo das exportações para o país asiático também segue forte. Entre janeiro e setembro de 2024, as exportações contam com receita de US$ 134 milhões, com envio de 627 mil sacas.