A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou uma campanha para testar, de graça, cerca de mil cães e gatos de pessoas que já tiveram Covid-19. A proposta é investigar o potencial de infecção e transmissão da doença entre humanos e animais. Os testes serão feitos em Belo Horizonte e outras quatro capitais.
O número de animais selecionados em cada cidade levará em consideração o número de pessoas contaminadas. Segundo o professor do Laboratório de Epidemiologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFMG David Soeiro, o estudo ainda está na fase inicial de escolha dos candidatos.
Como participar:
- O animal deve viver em uma casa em que o dono esteja em isolamento domiciliar;
- O dono deve ter diagnóstico laboratorial confirmado de Covid-19 ou resposta imunológica com data de diagnóstico de até sete dias;
- É necessário concordar com duas coletas de amostras biológicas, com intervalo médio de sete dias entre cada uma.
O interessado deve enviar um e-mail para [email protected] informando número de celular, e-mail, seu nome e do animal, e dizer se o teste será feito em cão ou gato. A equipe do projeto entrará em contato.
Se o resultado for positivo os demais animais da residência também serão testados e os familiares orientados a ter acompanhamento veterinário por 14 dias. As medidas de higiene e proteção individual também devem ser intensificadas.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: