O Programa Municipal de Castração Animal, segue em funcionamento em Poços de Caldas.
O cadastro para castração acontece todas as segundas e terças, no prédio da secretaria municipal de Saúde, na rua Pará, 284, a partir das 08h, com 40 senhas disponibilizadas por dia. A senha é separada por animal e é permitido no máximo duas senhas por pessoa.
Só neste ano, já foram realizadas 1.283 castrações, sendo 669 gatos e 614 cães, de forma gratuita para toda a população.
O coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago falou sobre os resultados alcançados e a necessidade do procedimento nos animaizinhos. “Os resultados alcançados demonstram que a população reconhece a importância deste programa para o município, que segue de forma permanente e sem custo para os interessados. A castração além de evitar ninhadas indesejadas e o consequente abandono, proporciona melhor qualidade de vida para os amimias, reduzindo o risco de doenças.”
A Agente de Endemias e também Educadora Ambiental, Aretha Carneiro Corrêa destacou como a castração reduz riscos aos animais. “A Castração Animal, é de suma importância para o animal, pois diminui o risco de câncer de mama, nas fêmeas e de atropelamento e acidentes de trânsito entre os machos, além de transmissão de zoonoses e abandono de animais.”
Quatro clínicas veterinárias prestam o serviço terceirizado de castração, sendo elas: Dr. Darcy no Caio Junqueira, AAPA – Associação dos Amigos e Protetores dos Animais, no Conjunto Habitacional, Animal Med na Vila Togni e Pet House na Vila Nova.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –https://chat.whatsapp.com/FezPjDXmaYSGKVdWFDx3ZD