Desde o dia 04 de janeiro, o atendimento para cadastro de cães e gatos, foi retomado, dentro do Programa Municipal de Castração Animal, na Secretaria Municipal de Saúde,
na esquina das ruas Pará com Rio Grande do Sul.
O cadastro acontece todas as segundas e terças-feiras, a partir das 8h da manhã, com 30 senhas diárias. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência do responsável pelo animal.
O Programa de Castração faz parte do Projeto Melhor Amigo. Desde o final de 2017, já foram 9.739 animais cadastrados e 8.724 cirurgias realizadas. No ato do cadastro, o responsável pelo animalzinho escolhe uma das quatro clínicas credenciadas: Animal Zoo no Jd. Country Club; Pet House na Vila Nova; Dr. Darcy no Caio Junqueira e a AAPA – Associação dos Amigos e Protetores dos Animais, no Conjunto Habitacional.
Por conta da pandemia, o atendimento seguiu nestes meses com medidas de contingenciamento que incluem distanciamento, uso obrigatório de máscara e cadastro semanal dividido em dois dias. O Programa prevê, além da cirurgia de castração, a colocação do microchip de identificação, dispositivo com informações que permitem à equipe do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, localizar o domicílio e o responsável por este bichinho, caso ele se perca.