Produtores de café de Caconde (SP) têm sofrido com as geadas dos últimos dias. A estação metereológica do Portal Agrometeorológico e Hidrológico do Estado de São Paulo (Ciiagri) de São Sebastião da Grama, próximo à cidade, registrou -0,9ºC. Isso fez com que os cafeicultores perdessem mais de R$ 200 mil.
“Foi um fato totalmente atípico no nosso município, região montanhosa de altitude e a geada afetou as lavouras”, afirmou o presidente do sindicato rural de Caconde, Ademar Pereira.
A maioria dos agricultores da região são pequenos produtores e sentiram os prejuízos. O cafeicultor Lucas Eduardo Paiva perdeu um talhão inteiro com 3 mil plantas de um ano e meio que nem chegaram a produzir.
Ele ainda não sabe qual o valor do prejuízo e o quanto deixará de ganhar nos mais de 20 anos que as plantas poderiam produzir. Somente no ano que vem ele esperar colher de 20 a 30 sacas por hectare.
Já o agricultor e engenheiro agrônomo Pedro Remédio Júnior estima um prejuízo de R$ 200 mil só em plantas perdidas e ainda não sabe se voltará a plantar os pés de café que já estavam com 3 anos e meio. “Diante do investimento alto de dinheiro e tempo, vai ser preciso avaliar se compensa replantar. Se a gente decidir erradicar, deve destinar a área para plantio de cereais”, afirmou.
O café é a principal atividade econômica de Caconde. De acordo com o último Senso Agro, o município tem mais de 1,5 mil cafezais que produzem 14 toneladas do grão por ano.
Fonte: G1 São Carlos e Araraquara
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/LLqWkTs6n57EHRcwo3CL8m