ONDA POÇOS

Cabernet Franc: aromas e potencial de guarda

Compartilhe nas redes sociais

Marcelle Justo

Jornalista e sommelière | Especialista em vinhos

Casta muito usada nos vinhos de Bordeaux, a tinta Cabernet Franc também brilha na Serra da Mantiqueira. Parente das famosas Cabernet Sauvignon e Merlot, produz boas garrafas para consumo imediato, mas é muito propícia para vinhos de guarda. Sua combinação de taninos intensos e acidez elevada traz condições favoráveis ao envelhecimento de até 15 anos.

 

Com provável origem nos País Basco, na Espanha, hoje em dia tem sua máxima expressão em Bordeaux, entre Saint-Émilion e Pomerol. É também difundida na  Itália, nos Estados Unidos, no Chile e na África do Sul. No Brasil, se adaptou bem em solo gaúcho e, mais recentemente, na Região Sudeste.

 

Entre seus aromas predominantes, estão as frutas (ameixa e morango), o pimentão assado e o mineral, como cascalho úmido. A vinícola Espaço Essenza, em Santo Antônio do Pinhal (SP), aponta no seu varietal aromas de pinha, proveniente da araucária, a árvore típica da região. No paladar, o vinho é “jovem e frutado. Taninos elegantes e um final longo, proporcionando maciez e frescor ao paladar”, define a vinícola.

 

Na Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí, divisa entre São Paulo e Minas Gerais, a Cabernet Franc faz par com a Syrah no Assemblage Brandina. Ficam em destaque as frutas negras, como amora, mirtilo e ameixa, e deixam um leve mentolado no final da boca, muito característico nos vinhos de corte bordalês.

 

HARMONIZAÇÃO

 

As carnes bovinas de longo cozimento, como costela e acém, com molhos densos de seus próprios sucos, são as ideais para harmonizar com vinhos da uva Cabernet Franc. Na panela ou na parrilha, o casamento dá certo!

 

SOL E CALOR

 

A tão repetida amplitude térmica (dias quentes e noites frias) necessária para as uvas amadurecem à perfeição traz  temperaturas entre 30 e 40 graus  à tarde nos vinhedos. Faz muito mais calor do que na praia. O ideal é fazer as visitas às vinícolas com roupas leves.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg