O rompimento da barragem de Brumadinho completa um ano neste sábado,25. Desde a data, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais trabalha todos dos dias no local do desastre na expectativa de encontrarem vítimas. Militares de Poços de Caldas continuam revezando suas equipes na operação. A cada nove dias, uma equipe vai para a cidade trabalhar nas buscas ou gerenciar.
A tragédia que resultou na morte de 259 pessoas e 11 desaparecidas, é considerada a maior operação de busca e salvamento do Brasil. Nesta etapa os militares usam maquinários e reviram os rejeitos buscando por possíveis vítimas.
A operação irá continuar até que se achem as 11 “jóias”(termo utilizado pelos militares para se referirem às vítimas ainda desaparecidas). Todo o trabalho está sendo realizado na tentativa de, ao menos, confortar as famílias dos envolvidos nessa tragédia.
DENÚNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Nesta semana o Ministério Público de Minas Gerais apresentou uma denúncia contra as empresas Vale e TuV Sud por crimes ambientais. Segundo o Ministério Publico as empresas sabiam do risco de rompimento da barragem da mineradora, porém nada foi feito para evitar a tragédia. As investigações feitas pela Polícia Civil e Militar apontam que as empresas tramavam mudar os índices das barragens, possibilitando serem considerados aceitáveis.16 pessoas foram denunciadas por homicídio qualificado e crimes ambientas. A denúncia pode ser conferida neste link.
A Vale emitiu uma nota sobre a denúncia que pode ser acessada aqui.