Pesquisar
Pesquisar
Home Brasil

Brasil recebe status internacional como país livre de febre aftosa sem vacina

29/05/2025
in Brasil, Destaques, Geral, Notícias
378 20
0
Brasil recebe status internacional como país livre de febre aftosa sem vacina
Compartilhe nas redes sociais

A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) reconheceu nesta quinta-feira (29) o Brasil como livre de febre aftosa sem vacinação.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

O reconhecimento do novo status sanitário ocorreu durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da OMSA, em Paris.

Em maio do ano passado o governo federal já havia feito o mesmo reconhecimento.

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, a vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), senadora Tereza Cristina, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso do Sul (Famasul), Marcelo Bertoni, participaram da sessão na capital francesa.

Em nota, a CNA avaliou que o reconhecimento internacional de país livre de febre aftosa sem vacinação reforça o compromisso do setor agropecuário e dos produtores rurais com a sanidade de seus rebanhos e com a qualidade dos produtos ofertados aos mercados compradores.

“Para a CNA, [reconhecimento] é fruto de um esforço conjunto de anos entre o Estado e o setor privado e de ações coordenadas para a retirada gradual da vacina, de acordo com o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA)”, informou a entidade.

Para a confederação, o processo de retirada da vacinação foi conduzido de forma segura, com base na evolução dos estados em relação ao cumprimento de requisitos mínimos.

“Durante os cerca de 10 anos de execução do PNEFA, foram realizados estudos soroepidemiológicos que apontaram para a não circulação do vírus no país”.

“Apesar de retirar a vacina, o Brasil continuará com as ações de vigilância e controle sanitário do rebanho. Para a CNA, é fundamental o papel dos pecuaristas e seus colaboradores, que estão na linha de frente e têm a responsabilidade de notificar o Serviço Veterinário Oficial (SVO).”

Também em comunicado, a federação sul-mato-grossense Famasul avaliou que o reconhecimento internacional de país livre de febre aftosa sem vacinação representa a consolidação de um esforço conjunto entre as federações, produtores rurais e governos, “sendo um marco para a pecuária de Mato Grosso do Sul e do Brasil”.

Para a entidade, a chancela internacional reforça que o Brasil está pronto para competir com os principais parceiros globais, incluindo os Estados Unidos, a Austrália e a União Europeia, “com sanidade, rastreabilidade e sustentabilidade na produção.”

Segundo a Famasul, a febre aftosa é uma das doenças mais temidas na pecuária mundial por seu alto poder de disseminação e pelos prejuízos econômicos que causa.

“Desde o início da profissionalização da produção de carne, a luta contra a doença se intensificou globalmente. No Brasil, o combate começou oficialmente em 1950 e passou por diferentes fases, até a criação do PNEFA em 2017, com o objetivo de erradicação completa até 2026.”

Fonte: Agência Brasil

Tags: aftosaagroBrasilfebreGadoslibrepaísvacinação
Previous Post

Prefeito de Poços sanciona lei que obriga campanhas sobre limpeza de fezes de animais em locais públicos

Next Post

ATENÇÃO MOTORISTAS: Novos radares da Wenceslau Braz já estão multando

Related Posts

Operação do Demutran e PM apreende veículo clonado em Poços; um homem foi preso
Destaques

Operação do Demutran e PM apreende veículo clonado em Poços; um homem foi preso

03/09/2025
2.6k
5º Encontro de Turismo Rural acontece de 12 a 14 de setembro em Poços de Caldas
Cultura

5º Encontro de Turismo Rural acontece de 12 a 14 de setembro em Poços de Caldas

03/09/2025
2.5k
VÍDEO: homem é preso após furtar loja de departamentos em Poços de Caldas
Destaques

VÍDEO: homem é preso após furtar loja de departamentos em Poços de Caldas

03/09/2025
3.2k
Mais de 90% dos aposentados que fizeram acordo foram ressarcidos
Brasil

Pagamentos com cartão estão indisponíveis para serviços dos Correios

03/09/2025
2.5k
Next Post
ATENÇÃO MOTORISTAS: Novos radares da Wenceslau Braz já estão multando

ATENÇÃO MOTORISTAS: Novos radares da Wenceslau Braz já estão multando

  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG – 37701-033

© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato