Quem trabalhou pelo menos um mês com carteira assinada em 2020, tem direito a receber o abono salarial PIS/Pasep. Normalmente os pagamentos começam em julho e terminam em junho do ano seguinte. O beneficiário recebe no mês de seu aniversário. Porém, a Caixa anunciou que o pagamento foi adiado.
Segundo o banco, houve uma mudança no calendário devido a decisão do Codefat, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhado, em acordo com a Controladoria Geral da União (CGU). O objetivo é aliviar os cofres do governo, que teve dificuldade de fechar as contas para compor o orçamento 2021 dentro do teto de gastos.
Para ter direito, o trabalhador precisa:
– Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
– Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
– Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
– Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada recebe o valor de um salário mínimo, por exemplo.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/LLqWkTs6n57EHRcwo3CL8m