ONDA POÇOS

BRASIL | Fiocruz esclarece sobre intervalo de doses da vacina

Foto: Dado Ruvic / Reuters

Compartilhe nas redes sociais
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) voltou a comentar sobre o intervalo entre as doses da vacina (Oxford-AstraZeneca). Em um comunicado feito nesta sexta-feira,06, a Fundação falou sobre os dados em que se baseia para manter o intervalo de 12 semanas. Segundo a Fiocruz, esse intervalo entre as duas doses recomendado pela Instituição e pela AstraZeneca considera dados que demonstram uma proteção significativa já com a primeira dose e a produção de uma resposta imunológica ainda mais robusta quando aplicado o intervalo maior. Ainda segundo a Fiocruz, o regime de 12 semanas permite ainda acelerar a campanha de vacinação, garantindo a proteção de um maior número de pessoas.
“O regime de doses adotado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) está respaldado por evidências científicas e qualquer mudança deve considerar os estudos de efetividade e a disponibilidade de doses. Até o momento, a vacina produzida pela Fiocruz tem se demonstrado efetiva na proteção contra as variantes em circulação no país já com a primeira dose. Adicionalmente, em relação à variante delta, uma pesquisa da agência de saúde do governo britânico (bit.ly/pesquisa_phe), publicada em junho, aponta que a vacina da AstraZeneca registrou 71% de efetividade após a primeira dose e 92% após a segunda para hospitalizações e casos graves. Os dados são corroborados também por um estudo realizado no Canadá (bit.ly/pesquisa_canada), que apontou efetividade contra hospitalização ou morte, para a variante Delta, após uma dose da vacina da AstraZeneca de 88%”, diz a Fundação.
A Fiocruz ainda reforça as orientações do Plano Nacional de Imunização  e da Nota técnica conjunta da Sociedade Brasileira de Imunizações e da Sociedade Brasileira de Pediatria (bit.ly/nota_sbim_sbp), publicada em julho, quanto à manutenção do intervalo de 12 semanas da vacina Fiocruz-AstraZeneca e permanecerá atuando na vigilância das variantes, bem como na produção de estudos de efetividade da vacina e de evidências científicas que possam continuar a subsidiar a estratégia de imunização no país.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/LLqWkTs6n57EHRcwo3CL8m