ONDA POÇOS

BRASIL | Conta de luz continua mais cara em agosto

Energia fica mais cara em 17 cidades (Foto: Ilustrativa)

Compartilhe nas redes sociais

O mês mudou, agosto chegou, mas a cor da bandeira tarifária continua a mesma, seguindo na “vermelha, patamar 2”. Os consumidores pagam mais caro na conta de luz por cada 100 kilowatt-hora, sendo R$ 9,492.

O custo adicional mais alto tem uma explicação. Com o período de escassez de chuva, o governo teve que acionar as usinas termelétricas, que são mais caras do que as hidroelétricas, impactando no valor pago pelo consumidor final.

“Agosto inicia-se com igual perspectiva hidrológica, com os principais reservatórios do SIN [Sistema Interligado Nacional] em níveis consideravelmente baixos para essa época do ano. Essa conjuntura sinaliza horizonte com reduzida capacidade de produção hidrelétrica e necessidade de acionamento máximo dos recursos termelétricos”, explica a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Dentre as dicas trazidas pela Aneel para reduzir o valor da conta de luz, estão o uso racional do chuveiro elétrico (banhos mais curtos e em temperatura morna), do ar condicionado (manter os filtros limpos e reduzir ao máximo seu tempo de utilização) e do ferro de passar (juntar roupas para passar de uma só vez e começar por aquelas que exigem menor temperatura).

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/LLqWkTs6n57EHRcwo3CL8m