A cidade de Botelhos completa 110 anos de história nesta segunda-feira,30. Para a data não passar em branco, neste domingo,29, foi realizada uma live com a apresentação de mais de dez artistas locais.
Para falar sobre as conquistas e os desafios enfrentados pela cidade aniversariante, o jornalismo da Onda Poços, falou exclusivamente com o prefeito Eduardo José Alves de Oliveira.
Para Eduardo, a cidade conseguiu avançar muito, mesmo com a pandemia. Exemplo citado por ele, é a entrega da Creche Professora Eliana Rodrigues, feita nesta segunda-feira. Segundo o prefeito, há 30 anos a cidade não recebia uma creche, além disso, a área da saúde também conseguiu avançar. “ A gente costuma dizer que o maior legado nosso aqui são as pessoas, isso ficou nítido com a questão da pandemia. Porque sempre houve uma crítica muito grande em relação a área da saúde, pois era muito precária. Desde quando começou o mandato anterior, nós sempre procuramos fazer o melhor e estruturamos bem a área da saúde, abrimos novos ESF’s, fizemos investimentos, um dos maiores da história do município. Com a pandemia, vimos que estávamos bem estruturados e conseguimos atender a população na medida do possível, lógico com as limitações, mas todo mundo teve socorro”, explica.
Economia
A pandemia trouxe impactos para o mundo todo, e com a cidade que é forte na agricultura, não foi diferente. O setor da agricultura teve uma vantagem, por não ter parado nesse período de pandemia, mas recentemente sofreu com a geada. Segundo o prefeito, Botelhos foi uma das cidades mais prejudicadas. Para tentar mudar esse cenário, tem conversado em Brasília e deve ir à Belo Horizonte para se estruturar e dar suporte aos empresários.
Por falar em empresários, durante a pandemia, foi lançado o programa Botelhos Mais Crédito, para ajudar este setor. Segundo o prefeito, o empresário adquire 15 mil reais e a Prefeitura é quem custeia o juro, visando um equilíbrio econômico. Para as demais pessoas que foram afetadas pela pandemia, Eduardo explica que a prefeitura tem ajudado com cestas básicas, remédios, e com auxílio do governo.
Aniversário
O aniversário era sempre comemorado com a tradicional cavalhada, que é referência na região, porém, com a pandemia, as comemorações são diferentes e sem público. Para comemorar o aniversário, a cidade ganha uma creche como foi citado no início da reportagem e também realizou uma live com artistas locais, as apresentações aconteceram no Parque Municipal de Botelhos que foi outra conquista para a cidade. O parque que conta com pista de caminhada e fonte, foi inaugurado no dia 09 de agosto de 2020. Em seus aniversários, a cidade ganha outro presente que é sempre apreciado pelos moradores e visitantes, a florada dos Ipês amarelos. Os Ipês são vistos por toda parte, próximo ao Fórum, Prefeitura, Avenida principal, igrejas…
São 110 anos de existência e se tratando de história, a cidade também possui o Museu Histórico e Geográfico de Botelhos e do Café, com várias peças deste setor que é o carro-chefe na região do sul de Minas. O museu será reinaugurado o dia 07 de setembro deste ano.
Faz parte destes 110 anos da cidade, uma curiosidade: Botelhos já foi considerada a capital dos Jipeiros dos anos 90 a meados de 2004, como mostra o registro feito naquela época pelo fotógrafo Luiz Carlos Gianelli.
Os encontros que eram frequentes, com o passar do tempo foram se tornando raros, hoje em dia, até mesmo devido a pandemia.
A mensagem de aniversário dada pelo prefeito Eduardo é o desejo de que as coisas melhorem e que haja uma perspectiva de que a situação atual causada pela pandemia será superada e que todos sejam fortalecidos.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: