No período de estiagem reforça-se a importância da população se prevenir contra incêndios e para tratar sobre o assunto, o programa Onda Mais recebeu na segunda-feira,31, o 2º Tenente Bombeiro Militar Tiago de Oliveira Campos que também é chefe da seção de Planejamento da Unidade.
De acordo com o tenente, o período de estiagem é a época do ano marcada por mudanças climáticas que tornam a vegetação mais seca e mais suscetível a incêndios, como temperatura do mais elevada, umidade relativa do ar mais baixa, maior incidência de ventos e longo período sem chuvas.
“Tais fatores aliados à ação negligente ou mesmo criminosa de algumas pessoas, favorecem a ocorrência de incêndios em vegetação”, explica.
Os dados abaixo mostram que houve uma de queda 39,11% no número de ocorrências no ano passado, mas mesmo assim é importante que população se conscientize.
Ocorrências relacionadas ao período de estiagem na área da 1ª Companhia Independente
(Abril a Setembro) |
|
Ano | Quantidade Ocorrências |
2022 | 1276 |
2021 | 1775 |
2020 | 1625 |
A maior quantidade de ocorrências concentra-se nos meses de julho a setembro.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais aponta três comportamentos que podem ser adotados pela população para ajudar a prevenir os incêndios.
1º COMPORTAMENTO
Evitar atitudes que possam causar incêndios. Ao fazer a limpeza de lotes ou terrenos vagos, opte sempre pela capina ou roçamento. Nunca utilizar o fogo, pois se ele fugir ao controle e atingir uma área com vegetação, pode se tornar um grande incêndio.
Ao dirigir em rodovias, não jogue pontas de cigarro para fora de veículos.
Ao deixar locais de camping, certifique-se de que as fogueiras foram totalmente apagadas. Se possível, aplique uma boa quantidade de água ou terra/areia.
2º COMPORTAMENTO
Ao se deparar com atitudes de indivíduos que possam causar um incêndio, denuncie pelos telefones:
190 – Polícia Militar
193 – Corpo de Bombeiros Militar
181 – Disque Denúncia Unificado
Neste último canal, a sua identidade é mantida em sigilo.
3º COMPORTAMENTO
Em caso de incêndio em vegetação, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193. O rápido acionamento garante a mobilização das equipes para o combate ao incêndio e minimiza os prejuízos causados ao meio ambiente.
Segundo a Lei Federal 9.605/98, que tipifica os Crimes Ambientais, provocar incêndio em mata ou floresta é crime, com previsão de pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg