O Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas realizou um treinamento de salvamento em altura no Teleférico da cidade nesta semana.
Na semana anterior, os bombeiros militares realizaram uma visita técnica, conhecendo todo o sistema de funcionamento do equipamento e também as possíveis intervenções a serem realizadas.
Dessa forma, já conhecendo a estrutura, os militares executaram um simulado de salvamento de vítimas retidas em cabine, retirando-as com técnicas específicas de salvamento em altura e equipamentos próprios para a atividade.
O objetivo do treinamento foi iniciar a capacitação dos militares para o atendimento em um cenário específico do município, com alta complexidade. Além disso, há a intenção de se realizar o primeiro procedimento operacional padrão nacional para atendimento envolvendo teleféricos.
O teleférico é um dos pontos turísticos de maior atração da cidade, sendo administrado pelo Grupo Circuito Integrado de Turismo de Poços de Caldas – Citur. O equipamento conta com cerca de 1.500 metros de extensão, ligando o Parque José Affonso Junqueira, no Centro, ao topo da Serra de São Domingos, local onde está o monumento do Cristo Redentor de Poços de Caldas.
Inaugurado em 1974, o teleférico passou a ser administrado pelo Executivo municipal no final de 2003, após o fim do contrato de exploração pela iniciativa privada.
Incidentes envolvendo o teleférico
A ocorrência mais grave envolvendo o teleférico da cidade foi registrada em 2019, quando uma das cabines se desprendeu de um cabo e desabou sobre um estacionamento. Um funcionário que faz a manutenção no local estava dentro da cabine e teria sido jogado para fora do bondinho de uma altura de cerca de 12 metros, em uma área de mata. Ele foi resgatado com ferimentos. Um laudo da Polícia Civil apontou que houve um problema na conexão das peças que ligavam a cabine ao cabo. O documento diz que a conexão estava incompleta.
Em 2011, uma pane parou o teleférico durante forte temporal. No momento da parada 10 cabines, com cerca de 30 pessoas, estavam em movimento. Os turistas tiveram de ser retirados por homens do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal.
Já no ano de 2006 cerca de 20 turistas ficaram presos por 45 minutos no teleférico após uma pane o sistema de freio.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg