Os Bombeiros de Poços de Caldas participaram um treinamento de desinfecção de ambientes de circulação de pessoas. A capacitação tem sido realizada desde o dia 27 de março em diversos municípios.
Militares que atuam no Pelotão de Emergências Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN) do CBMMG foram os responsáveis pela condução da parte teórica e prática do treinamento que teve a participação de 40 Bombeiros Militares de 14 unidades do sul de Minas que também atuarão como agentes multiplicadores para levar este treinamento aos demais órgãos municipais envolvidos na proteção à saúde.
Esta capacitação técnica de desinfecção faz parte das medidas preventivas de controle à pandemia da Covid-19 implementadas pelo governo do Estado e é baseada em procedimentos aprovados pela ANVISA e entidades ligadas à saúde pública como sendo os mais eficientes e seguros, tanto para os resultados na desinfecção como na proteção dos agentes envolvidos e também na segurança para a população.
Os treinamentos foram realizados em duas etapas:
1ª etapa – Treinamento teórico e prático, com duração de 6 horas, realizado no ginásio do Colégio Municipal Dr José Vargas de Souza, onde os Bombeiros puderam ter o contato com os produtos desinfectantes, equipamentos de proteção individual, equipamentos para desinfecção de ambientes, equipamentos para descontaminação dos Bombeiros após os trabalhos, seguidos da prática com o uso destes equipamentos, utilizando apenas água para o treinamento.
2ª etapa – Atuação real de desinfecção do Terminal de Linhas Urbanas na área central de Poços de Caldas, onde foram utilizadas todas as técnicas aprendidas no treinamento, todos os equipamentos e agentes químicos e ocorreu no final da noite e início da madrugada, horário em que não há movimentação de pessoas pelo local.
-Nesta 2ª etapa os Militares Foram divididos e 4 equipes e após toda a paramentação dos Bombeiros e montagem da área de ação e controle, estes Militares realizaram aplicações do hipoclorito 0,5% em locais onde há o contato físico das pessoas, como paredes, portas, pilares e outros, sendo também utilizado uma solução de álcool 70° ou peróxido de hidrogênio em áreas ou equipamentos mais sensíveis, onde não se pode aplicar o hipoclorito, totalizando a desinfecção completa do Terminal de Linhas Urbanas que, segundo os responsáveis, já passa periodicamente por processos de desinfecção para manter o local livre de contaminações e seguro para a população.
-Ao final dos trabalhos, cada Bombeiro Militar passou por um corredor de descontaminação onde recebe uma ducha com agente descontaminante e em seguida passa pela remoção do produto através de uma ducha circular com jato de água e por fim é utilizado o álcool 70° no momento da retirada dos equipamentos e roupas de proteção, evitando assim a contaminação do Bombeiro.
Agora já capacitados, estes Bombeiros deverão organizar equipes juntamente com os órgãos municipais e ministrar todo o treinamento para agentes civis que poderão atuar em situações com risco biológico com maior segurança e eficiência, aplicando as técnicas já padronizadas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.