ONDA POÇOS

Bombeiros combatem três incêndios em Poços de Caldas

O trabalho dos militares durou cerca de 5 horas na Fazenda Boa Vista.

Compartilhe nas redes sociais

Os bombeiros registraram três ocorrências de incêndio somente nesta terça-feira,02, em Poços de Caldas. O primeiro incêndio ocorreu próximo a uma área de cultivo de café na Fazenda Boa Vista. Segundo os militares o local era de difícil acesso, dificultando entrada dos bombeiros e das viaturas. Havia risco da queima de uma plantação de café, o que demandou um trabalho rápido de contenção das chamas, com auxílio de abafadores e mochilas de água. O trabalho dos militares durou cerca de 5 horas e consumiu cerca de 5,7 hectares o equivalente a 57.000 metros quadrados.

A segunda ocorrência foi próxima à Avenida Wenceslau Braz, no Itamaraty 5. Um incêndio em um lote vago consumiu cerca de 5.000 metros quadrados de vegetação, deixando muita fumaça nas moradias vizinhas.

No Itamaraty o fogo consumiu cerca de 5.000 metros quadrados de vegetação.

Nesse período de estiagem, os incêndios florestais ou em vegetação colocam em risco pessoas e bens, além de provocar danos ambientais, muitas vezes irreversíveis. A grande maioria desses incêndios são causados pela ação do homem. No período de seca, com vento e baixa umidade relativa do ar, pequenas fagulhas podem se propagar provocando um grande incêndio, por este motivo, é preciso estar atento. Caso visualizar algum foco de incêndio, discar 193.

A prática de queimadas é crime de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), artigo 41, com pena prevista de reclusão.

A noite os militares foram acionados para combater outro incêndio, desta vez em uma vegetação na Rua Beira Linha, no Bairro Campo da Mogiana. O incêndio estava em uma área de vegetação próximo às residências, quase atingindo um galinheiro. Os militares realizaram o combate com uso de água e abafadores. No local, foram encontrados lixos como garrafas e entulhos.

No incêndio no Campo da Mogiana foram encontrados muitos entulhos.

O Corpo de Bombeiros orienta que a população deve realizar a limpeza de lotes, retirando entulhos e outros materiais que, além de propiciar a incidência de animais peçonhentos, pode corroborar com os incêndios. A prática de queimadas é crime, sendo necessária uma autorização junto ao Instituto Estadual de Florestas para tal.

? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/I6CrfUAMzSyFuP3fopAQlm