ONDA POÇOS

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

Compartilhe nas redes sociais

A partir desta sexta-feira,15, o boleto bancário pago até às 13h30 poderá ser compensado no mesmo dia. A medida foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Segundo a Federação, parte da liquidação interbancária da cobrança do documento será feita no mesmo dia do pagamento, prazo conhecido como D+0. A outra parte continuará com sua liquidação ocorrendo no prazo D+1 (em um dia útil).

Ainda conforme a Federação, a novidade é mais um projeto de modernização feito pelo setor bancário na modalidade de boletos, que englobará 136 bancos e será mandatória. Com a mudança, se o cliente pagar o boleto até às 13h30, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a sua instituição financeira. Se o pagamento for feito após às 13h30, a liquidação ocorrerá no dia seguinte.

A Febraban informou ainda que, nada mudará para quem paga o boleto. A mudança ocorrerá para o credor do documento, ou seja, aquele que receberá o dinheiro.

O boleto é um meio muito presente no dia a dia no pagamento de escolas, academias, condomínios, planos de saúde, consórcios, financiamentos, cartões de crédito e cobrança entre empresas. Só no ano passado foram 4,2 bilhões de documentos transacionados totalizando R$ 5,8 trilhões.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb