O pequeno Samuel Tavares, de apenas 6 anos, conseguiu um doador de medula compatível. Nesta semana, a Onda divulgou o caso da criança poços-caldense que, devido a uma doença rara, precisava de um doador de medula compatível até o final deste ano.
O jornalismo da Onda Poços conversou nesta sexta-feira, 21, com a mãe Karina Cristiane Tavares. “Nós recebemos a carta de convocação do Hospital Pequeno Príncipe e ele interna dia 16 de novembro, para começar todo o tratamento. O transplante está marcado para o dia 03 de dezembro. Após o transplante, vamos ficar pelo menos um mês em Curitiba com ele internado. Depois mais um período de quatro meses. Teremos que ficar próximos ao hospital caso ele tenha algum tipo de rejeição”, explicou Karina.
Mas a luta da família continua. Através de uma vaquinha virtual, Karina pede ajuda para custear os gastos da estadia em Curitiba e para fazer algumas adaptações na casa em que mãe e filho moram. (acesse a vaquinha aqui).
Relembre o caso
O poços-caldense desde pequeno foi diagnosticado com adrenoleucodistrofia, uma doença rara, cujo sinais e sintomas são variáveis, podendo começar na primeira infância ou na vida adulta. A progressão da doença também pode variar.
Segundo a família, Samuel faz o acompanhamento e tratamento desde quando foi diagnosticado com menos de dois meses de vida. Essa doença, faz parte de um conjunto de doenças chamadas leucodistrofias, que são causadas por uma deficiência na bainha de mielina, membrana protetora e isolante que envolve os neurônios e permite a condução dos sinais nervosos.
Samuel faz uma dieta restritiva e rigorosa e ainda conforme a família, faz ressonância magnética a cada seis meses. “Infelizmente na última ressonância que ele fez, apresentou três lesões cerebrais, o que indica que a doença está se desenvolvendo da forma que a gente mais temia. No dia 03 de outubro a gente foi na primeira consulta e fomos encaminhados ao Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba. Fomos informados que o Samuel precisa passar por um transplante de medula até o final do ano”, Karina Cristiane Tavares, mãe de Samuel.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IvhSTUtPkmaLCt0w21f2Pc