Pesquisar
Pesquisar
Home Destaques

Biblioteca Centenário terá horário especial aos finais de semana durante o Flipoços

27/08/2022
in Destaques, Notícias
371 27
0
Biblioteca Centenário terá horário especial aos finais de semana durante o Flipoços
Compartilhe nas redes sociais

De 3 a 11 de setembro, Poços de Caldas se transforma na capital mineira da literatura, com a 17ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas. Durante o Flipoços 2022, a Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca, vai funcionar em horário especial, inclusive aos finais de semana, para receber a vasta programação do festival e também para empréstimos e devoluções de livros e novos cadastrados.

“A Biblioteca Centenário vai receber mais de 30 atividades do Flipoços, do primeiro ao último dia de festival, incluindo os finais de semana. Assim, vamos aproveitar para oferecer à população de Poços de Caldas a oportunidade de visitar a biblioteca para empréstimos e devoluções de livros e, em especial, para cadastro de novos leitores, em dias e horários alternativos”, destaca a coordenadora das Bibliotecas Públicas Municipais, Raissa de Melo.

No sábado (3), primeiro dia de festival, a Biblioteca Centenário funciona das 9h30 às 18h30 e no domingo (4), das 9h às 20h. Na próxima semana, no sábado, dia 10, o local estará aberto ao público das 10h às 15h30, e no domingo (11), das 10h30 às 14h.

Cadastro
Você que ainda não é usuário do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas pode aproveitar para fazer o cadastro. É simples e gratuito. Basta ter em mãos CPF, Documento de Identidade, uma foto 3×4 e comprovante de endereço. O cadastro é válido para as quatro bibliotecas do sistema: Centenário (Urca), Júlio Bonazzi (Monjolinho), Marcus Vinicius de Moraes (Coronel Virgílio Silva) e Manuel Francisco Costa Guimarães (Cohab).

O Festival
O 17º Flipoços 2022 é uma realização da GSC Eventos Especiais e evento integrante das comemorações dos 150 Anos de Poços de Caldas, com patrocínio do DME, através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais; apoio cultural: Sicredi, Café Três Corações e Unidonto; parceria cultural e educacional: Sesc e Senac; apoio institucional: Associação União Literária de Minas Gerais e Comitê Poços Literária. A programação completa está disponível no site www.flipocos.com. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3697 1551.

Confira a programação prevista para a Biblioteca Centenário:

3 DE SETEMBRO – SÁBADO

09h30 – Ciclo Território Literário Sul Mineiro – Sarau com Poetas dos 7 Territórios Literários Mineiros. Oferecimento Polígono Sul-Mineiro do Livro. (Apresentação em vídeo).

11h – Literatura e Gastronomia – Mesa “Marolo: Saberes e Sabores do Cerrado”.
Venha conhecer o patrimônio cultural e gastronômico do cerrado sul-mineiro com Gilmara Aparecida de Carvalho, Sandro Adauto Palhão e Roberto Brasileiro Prado. Apresentação do livro: Marolo: Saberes e Sabores do Cerrado, finalista do Prêmio Jabuti 2021.

14h30 – Mesa Piraporiando – Lançamento do livro “As incríveis aventuras de Nirobe na Terra do Não” com a autora Janine Rodrigues. (bate papo com famílias e crianças sobre a fase do ”não”). Mediadora Lucia Vera de Lima, arte educadora e diretora cultural do Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei Clube.

16h – Ciclo Homenagem – 100 Anos Saramago – Mesa “Saramago, Democracia & Distopia: reflexões políticas no ano do centenário” com Alexandre Gossn. Mediador Decio Zylbersztajn.

17h30 – Ciclo Território Literário Sul Mineiro – “Cateretês do Sul de Minas”, de Oneyda Alvarenga e a Catira de Itanhandu, Sul de Minas Gerais, Brasil. Com Chris Ferreira, Mara Alice Furquim e Marcelo da Viola. Mediador Renato Carneiro. Oferecimento: Polígono SulMineiro do Livro. (apresentação em vídeo).

18h30 – Lançamento do Livro “A Mãe do Ouro”, de Glaucia Vale e Willian Vale, publicado pela Editora Giostri. Os autores estarão pessoalmente para autógrafos.

4 DE SETEMBRO – DOMINGO

09h – Ciclo Território Literário Sul Mineiro – O canto de todos os lugares. Oferecimento Vozes da Mantiqueira. (Apresentação artística em vídeo).

09h às 20h – Biblioteca Centenário – Banca de Livros de Autores Sulmineiros. Apoio APESUL -Associação dos Poetas e Escritores do Sul de Minas. Coordenação Expedito Gonçalves Dias

5 DE SETEMBRO – SEGUNDA

8h – Mesa para educadores, professores e profissionais da Educação – “Missy – Uma história de amor”. Bate papo com a escritora Izabella Meincucci Badra que idealizou o livro com o objetivo de inclusão dos deficientes visuais.

10h –Ciclo Território Literário Sul Mineiro – “O Canto de todos os lugares”, de Maria de Lourdes Gonçalves e outros com Maria de Lourdes Maia Gonçalves, Rafael Faria da Silva, Paulo Cesar Prince Ribeiro, Marcela Carneiro Muniz, Natanael Gonçalves e Benno Kialka. Mediador Pedro Mohallem. Oferecimento Polígono Sul-mineiro do Livro. (apresentação em vídeo)

13h30 – Encontro especialmente dedicado às crianças com deficiência visual. Bate papo com Izabella Meincucci Badra sobre o livro “Missy – Uma história de amor” (foco para crianças com deficiência visual)

15h – Ciclo Homenagem 50 Anos Clube da Esquina – Workshop “Coração Americano – Bastidores do álbum Clube da Esquina” com Andréa Estanislau. Apresentação e venda do livro “Coração Americano”. Vagas limitadas.

18h –Ciclo Território Literário Sul Mineiro – “Catas”, de Amadeu de Queiroz e as Congadas de Silvianópolis, Sul de Minas Gerais, Brasil. Com Piero Detoni e Fernando do Vale. Mediadoras Priscila Moraes e Eliana Gaiga. Oferecimento Polígono Sul-mineiro do Livro. (Apresentação em vídeo).

6 DE SETEMBRO – TERÇA

09h – Oficina Literária “Era uma vez – características, temáticas e estrutura dos Contos de Fadas” com Katia Pinno. Destinado a escritores, professores, estudantes de letras e os interessados.

10h30 – Ciclo Homenagem Jack Kerouac 100 Anos – Oficina “A influência Beat e além”. A geração literária norte-americana dos anos 50/60 e seus principais personagens da chamada Geração Beat em uma master class com Emanuel Madeira. (Inscrições gratuitas antecipadas com vagas limitadas a 20 pessoas. Entrar em contato pelo [email protected])

14h30 – Mesa “As personagens femininas no romance contemporâneo” com Vanessa Passos, Marcela Dantés, Carol Meyer. Mediadora Dani Costa Russo.

16h – Encontro com os escritores Ana Filomena Amaral (apresentação dos livros da trilogia de ficção ambiental Mãe Nossa, Gelos e Desertos – literatura portuguesa), Casimiro Simões (apresentação do livro “Pessoas, Pensamentos e Palavras” – literatura portuguesa). Mediador Decio Zylbersztajn. Sessão de autógrafos na sequência.

17h30 – Mesa “Literatura Árabe Contemporânea”. Participação dos três maiores tradutores do árabe no Brasil: Safa Jubran, Michel Sleiman, Mamede Jarouche. Oferecimento Editora Taba.

7 DE SETEMBRO – QUARTA

10h – Ciclo Território Literário Sul Mineiro – “Mulheres da Mantiqueira e Grande, Literatura e Música” com Ceumar Coelho, Consuelo de Paula, Cirlene de Pádua e Dilza Carvalho. Mediadora Dôra Borges. Oferecimento Polígono Sul-mineiro do Livro. (Apresentação em vídeo).

16h – Ciclo Território Literário Sul Mineiro – “UAICAIS” – poemas brevíssimos de dois autores sul-mineiros com Eloésio Paulo e outros. Oferecimento Polígono Sul-mineiro do Livro. (Apresentação em vídeo).

17h30 – Ciclo Território Literário Sul Mineiro – “A Poços Literária em diálogo com os critérios da Unesco para uma Cidade Criativa da Literatura”, com Eliana Gaiga e convidados.

8 DE SETEMBRO – QUINTA

09h – Oficina Literária – “A Construção do Texto em Prosa: A Crônica” com Katia Pinno. Destinado a escritores, professores, estudantes de letras e os interessados. Inscrições antecipadas com [email protected].

13h30 – Ciclo Homenagem da Semana de Arte Moderna – “O poliédrico ano de 1922”. Revisita a Semana da Arte Moderna e a Paulicéia Desvairada, indo para O Quarto de Virginia Wolf até A Terra Devastada de T.S. Eliot com o professor Sergio Montero.

16h30 – Oficina de Boneca Abayomi – Na língua iorubá Abayomi significa “meu encontro precioso”. A oficina das Abayomis é um processo pessoal e artesanal, onde buscamos estimular, além da criação, uma enorme rede de vivências e afetos. Com Lucia Vera de Lima, arte educadora e diretora cultural do Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei Clube. (Inscrições gratuitas antecipadas com vagas limitadas a 30 pessoas. Entrar em contato pelo [email protected])

18h30 – Ciclo Território Literário Sul Mineiro – “O Canto de todos os lugares”, de Maria de Lourdes Gonçalves e outros com Maria de Lourdes Maia Gonçalves, Rafael Faria da Silva, Paulo Cesar Prince Ribeiro, Marcela Carneiro Muniz, Natanael Gonçalves e Benno Kialka. Mediador Pedro Mohallem. Oferecimento Polígono Sul-mineiro do Livro.

9 DE SETEMBRO – SEXTA

09h – Ciclo Homenagem Semana de Arte Moderna – “Manuel Bandeira – Poemas musicados – Os Sapos, o abre alas da Semana de 22” com o professor Sergio Montero.

13h30 – Oficina de Storytelling – é um exercício de criação em grupo onde os participantes irão utilizar os conceitos e dicas de estrutura narrativa, como Estrutura em 3 Atos e desenvolvimento de personagem, para criar um argumento cinematográfico do começo ao fim. Com Mauricio Kaschel. (Inscrições gratuitas antecipadas com vagas limitadas a 20 pessoas. Entrar em contato pelo [email protected])

16h – Biblioteca Centenário – Mesa “Lendo Lygia Bojunga: as artes e a obra da autora brasileira de literatura infantil e juvenil” com Aline Reis. Oferecimento Nós Educação Cultural.

17h30 – Ciclo Território Literário Sul Mineiro – “Literatura, Música e Bicentenário da Independência: a Letra do Hino”, de Evaristo da Veiga. Com Rosângela Borges e Jairo Faria. Mediadoras Priscila Moraes e Clarissa Oliveira. Oferecimento: Instituto Histórico e Geográfico do Sul de Minas (Ihgsm) – Casa Ouvidor Cypriano Joseph da Rocha; Academia de Professores Escritores do Sul de Minas Gerais – Casa Professores Irmãos Lisboa (Apresmig); Academia Sul-Mineira Estudantil de Letras – Casa Professor Serrano (Asmel). (Apresentação em vídeo). Na sequência, entrega do prêmio leitor sul-mineiro.

10 DE SETEMBRO – SÁBADO

10h – Encontro com o Escritor Alex Andrade. Bate papo sobre o livro “Para os que ficam”. O romance narra a trajetória de Ana, uma personagem que luta contra os fantasmas do passado, os abusos sofridos e a memória que carrega de uma infância e juventude rodeada de traumas, frustrações, que a levam aos delírios e tormentos. O livro está sendo aplaudido pela crítica. Mediador Leonardo Neto.

15h30 – Mesa “O lúdico e a poesia na literatura infantil”. A poesia é uma necessidade absoluta para todos. A partir da diversão, a infância é recheada de brincadeiras e leitores são experts quando este é o assunto. Para cativar a leitura desde a infância, a poesia é uma das ferramentas mais importantes para que as crianças possam criar empatia e o gosto pela leitura. Nesta mesa sobre o tema, as editoras e escritoras Cassia Leslie, Susana Ventura e Vanessa Ratton nos contam como a literatura e o fazer poesia ajudam a formar leitores a partir do lúdico.

Na sequência, Entrega da Premiação aos escritores vencedores do Concurso Amare Flipoços. Lançamento da Estante Mulherio das Letras – parte das integrantes do movimento feminista Mulherio das Letras fundado em 2017 por escritoras de todo o Brasil para lançamentos de suas obras assim como da estante criada objetivamente para organizar, catalogar e deixar público parte do acervo de produção deste mesmo coletivo.

11 DE SETEMBRO – DOMINGO

10h30 – Ciclo Território Literário do Sul de Minas – “Literatura, Música e Genealogia”: Recepcionando o trineto de Eça de Queiroz, Afonso Reis Cabral. Com António Andresen Guimarães, José Carlos Soares Machado, Fernando do Vale e Josy Nery. Oferecimento: Instituto Genealógico Sul-Mineiro (Igensm); Academia de Professores Escritores do Sul de Minas Gerais- Casa Professores Irmãos Lisboa (Apresmig); Academia Sul-Mineira Estudantil de Letras – Casa Professor Serrano (Asmel). Apresentação em vídeo.

14h – Biblioteca Centenário – Mesa “Cultura e Poesia: Emoção no Flipoços” com Tommaso Squillace. A Cultura não pertence a quem a usa por um fim, mas a quem a divulga para por fim a distância entre as consciências. A Poesia as harmoniza para a união com o Universo.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/FzCwITmJueH7GmvIWYLJpm

Previous Post

Pneumologista da Unimed Poços alerta sobre os riscos da dependência do tabagismo

Next Post

Encontro de DKWs vai até domingo em Poços de Caldas

Related Posts

Medida do governo facilitará preço justo e novos mercados, dizem produtores impactados pelo tarifaço
Destaques

Medida do governo facilitará preço justo e novos mercados, dizem produtores impactados pelo tarifaço

28/08/2025
2.5k
Samba, exposições e parapente: confira a Agenda Cultural da Onda
Agenda Cultural

Festival, encontro de carros e CPM22: confira a Agenda Cultural da Onda

28/08/2025
2.5k
VÍDEO: homem é flagrado furtando lixeira de empresa em Poços de Caldas
Destaques

VÍDEO: homem é flagrado furtando lixeira de empresa em Poços de Caldas

28/08/2025
2.5k
Mulher é presa por tráfico de drogas em Vargem Grande do Sul
Destaques

Mulher é presa por tráfico de drogas em Vargem Grande do Sul

28/08/2025
2.5k
Next Post
Encontro de DKWs vai até domingo em Poços de Caldas

Encontro de DKWs vai até domingo em Poços de Caldas

  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG – 37701-033

© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato