A Biblioteca Municipal Centenário, localizada no Espaço Cultural da Urca, apresenta a exposição “Literatura Censurada – Livros proibidos no Brasil e no mundo”, composta por 25 obras que foram, em algum momento histórico, censuradas em diversos países e também no Brasil.
Os livros foram envoltos em papel pardo e, por fora, além da indicação de título e autor, trazem as alegações de motivos da censura e em qual país ela ocorreu. “Nós nos inspiramos em uma ação da maior biblioteca do mundo, a Biblioteca do Congresso do Estados Unidos. O trabalho de pesquisa foi realizado pela nossa servidora Maria Rita e o resultado tem sido bastante positivo. A exposição tem chamado bastante atenção do nosso público”, destaca a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Magaly Franco.
Ela informa que todas as obras estarão disponíveis para empréstimo ao fim da exposição, levando-se em conta a ordem de reserva. Entre as obras constantes do acervo estão “Feliz Ano Novo”, de Rubem Fonseca, censurada pela ditadura militar brasileira em 1975 e “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, de José Saramago, obra vetada pelo governo português em 1991 para representar o país no Prêmio Europeu de Literatura. Saramago considerou o ato uma espécie de censura e se mudou para a Espanha em seguida.
A exposição fica em cartaz pelos próximos 15 dias.
Serviço
Exposição “Literatura Censurada – Livros proibidos no Brasil e no mundo”
Local: Biblioteca Pública Municipal Centenário
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/ nº – Centro
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.