ONDA POÇOS

Bandeira verde será mantida em junho, sem custos adicionais na conta de energia

Compartilhe nas redes sociais

A bandeira tarifária de junho será verde, mantendo a mesma sinalização dos meses anteriores. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que não haverá cobrança adicional na tarifa de energia elétrica.

Essa sinalização indica que as condições de geração de energia estão favoráveis e é válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional, que abrange a maior parte do território brasileiro.

Com essa decisão, os consumidores encerram o primeiro semestre do ano sem custos adicionais na conta de energia. Essa situação se mantém desde abril de 2022.

A ANEEL continua monitorando as projeções para acionamento das bandeiras tarifárias e, com base nos dados disponíveis até o momento, é altamente provável que a bandeira verde permaneça em vigor ao longo de todo o ano de 2023.

A bandeira verde, que se aplica a todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional, reflete a melhora nos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, impulsionada pelo período de chuvas. O SIN é a rede de transmissão que conecta as usinas aos consumidores.

O atual cenário favorável é resultado da oferta abundante de recursos hídricos, que tem proporcionado condições propícias para a produção de energia no país.

No início do período seco, os reservatórios apresentavam uma média de armazenamento de 87%, o que explica o cenário favorável atual.

As bandeiras tarifárias, criadas em 2015, têm o objetivo de trazer transparência aos custos reais da energia elétrica.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg