ONDA POÇOS

Avenida João Pinheiro terá novo projeto paisagístico

Compartilhe nas redes sociais

Começou, nesta quarta-feira ,4, o plantio de espécies do novo projeto paisagístico da avenida João Pinheiro em Poços de Caldas. Na primeira remessa, para iniciar o preenchimento dos canteiros, houve o carregamento de mais de cinco mil mudas de plantas.

Nesta primeira fase, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), está trabalhando ao longo da via até o parque Municipal Antonio Molinari. O projeto divulgado hoje, traz todas as mudanças programadas para o local.

O projeto está sendo implantado na pista bairro/Centro, na margem do ribeirão junto à pista de caminhada. O coordenador da Divisão de Parques e Jardins (DPJ), Miguel Salles, informa que esta primeira fase do plantio e a confecção dos canteiros, provavelmente ficará pronta na próxima semana.

A engenheira Ambiental da SMSP. Isis Alves, esclarece que a avenida está recebendo espécies de coloração e floração intensas, grande durabilidade e aspecto marcante, “que trazem efeito agradável ao paisagismo. As mudas que serão plantadas são: agapanto, lírio, iresine, trapoeraba, hortênsias, impatiens, trapoeraba, periquito, liríopes, ajuda etc.

s mudas utilizadas nos canteiros da cidade, também na av. João Pinehiro, são todas produzidas pelo Viveiro Municipal e o Horto Armando Mendes, ambos de propriedade da Prefeitura. A intervenção, que numa segunda fase se estenderá por toda a via, segue as normas do ‘Projeto de Arborização Urbana’ da cidade, criado na atual administração. A mão de obra utilizada é da própria SMSP.

Outras ações

O secretário, Thiago Biagioni, diz que a intenção é, se for possível neste momento, recuperar alguns trechos danificados das calçadas às margens do ribeirão. De acordo com ele, em setembro, equipes da DPJ já fizeram a limpeza dos canteiros em toda extensão da avenida, com o objetivo de despoluir visualmente o ambiente. O projeto prevê também a colocação de novos bancos, lixeiras e o replantio de algumas espécies. Os pingos de ouro, que formam a cerca viva ao longo da pista de caminhada, serão substituídos aos poucos por azaleias, planta que floresce o ano todo. No início da via, num trecho do jardim, a nova espécie já está plantada.