ONDA POÇOS

Avanços e desafios da Inteligência Artificial são abordados por professor de Ciência da Computação da Puc Minas em Poços

Compartilhe nas redes sociais

Textos personalizados, vídeos com imagens de pessoas criadas pela Inteligência Artificial, livros digitais criados com uso dessa tecnologia. A Inteligência Artificial e seus avanços têm despertado o interesse de muitas pessoas que desejam entender como ela pode ser útil e se chega a oferecer algum risco.

O professor Luiz Gomes do curso de Ciência da Computação, da Puc Minas em Poços de Caldas, conversou com o jornalismo da Onda Poços, sobre o assunto.

“Nos últimos anos, têm ocorrido avanços exponenciais na área da Inteligência Artificial (IA). Tecnologias emergentes, como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional, têm levado a IA a novos patamares. O aumento da capacidade computacional, possibilitado por processadores mais avançados e a expansão das redes de armazenamento em nuvem, tem sido um dos principais impulsionadores desse crescimento. Além disso, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento desempenham um papel crucial no avanço dessa indústria. A IA tem sido aplicada em diversos setores, incluindo saúde, finanças, transporte e entretenimento, abrindo caminho para inovações que, até recentemente, eram consideradas apenas ficção científica”, explica.

Benefícios da IA

Segundo o professor, os benefícios da inteligência artificial são amplos e variados. Luiz aponta a eficiência operacional que ela proporciona a empesas e instituições. “Ao automatizar tarefas repetitivas, a IA permite que a força de trabalho humana se concentre em atividades mais complexas e criativas ”, relata.

O professor ainda explica como a IA tem sido utilizada em setores da saúde, indústria automobilística e educação. Segundo Luiz, na saúde, a inteligência artificial tem sido utilizada para diagnóstico de doenças, análise de imagens médicas e personalização de tratamentos. “ Na indústria automobilística, os carros autônomos prometem revolucionar a forma como nos deslocamos. Na área da educação, sistemas inteligentes têm viabilizado um ensino mais personalizado e adaptativo. Além disso, a IA tem contribuído significativamente para a análise de grandes conjuntos de dados, auxiliando em pesquisas científicas e na tomada de decisões mais informadas”, diz.

Desafios

Segundo o professor, a IA também apresenta desafios que precisam ser cuidadosamente gerenciados. “Um dos principais é a preocupação com a privacidade dos dados, que se torna cada vez mais importante à medida que os sistemas de IA se integram cada vez mais à nossa vida cotidiana, aumentando o risco de violação e abuso de informações pessoais. Além disso, há o receio de que a automação possa resultar em uma grande perda de empregos, com impactos negativos na economia e aumento da desigualdade social. Outra preocupação é o viés algorítmico, que pode perpetuar e até amplificar preconceitos e discriminações existentes na sociedade”, alerta.

Ética

Outra preocupação, segundo o professor, é a ética relacionada a tomada de decisões por máquinas, especialmente em situações críticas, representam um desafio significativo que exige regulamentação e supervisão cuidadosa.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg