A Autarquia Municipal de Ensino (AME) oferece o curso gratuito “Ações e Noções: Gestão Cultural”, voltado para artistas formais e informais, agentes sociais, produtores artísticos, profissionais de órgãos públicos ligados à área da cultura e da educação, associações e conselhos culturais, trabalhadores dos diversos setores ligados à cultura e à economia criativa e interessados no assunto que desejam se especializar neste segmento.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas nos dias 07, 08 e 09 de outubro, somente pelo telefone 3714-3004, das 10h às 17h. Serão oferecidas 30 vagas, por ordem de inscrição. A iniciativa é da Autarquia Municipal de Ensino, em parceria com as secretarias de Administração e Gestão de Pessoas e Cultura.
O objetivo é oferecer oportunidade para que os participantes conheçam e assimilem as várias dimensões de projetos e gestão cultural e se habilitem para a disputa das fontes de financiamento previstos em leis de incentivo à cultura, em especial os mecanismos de renúncia fiscal. Os participantes conhecerão os processos para a busca de parcerias, patrocínios e aprovação em editais municipais e privados, relacionados ao mecanismo de fomento às atividades culturais, além de gerir a sua atuação ou de terceiros com ferramentas administrativas de controle.
O curso tem carga horária de 60 horas, com certificação, e será realizado das 13h às 17h, no Salão Bruno Filisberti, no Espaço Cultural da Urca. O início está previsto para 13 de outubro, com encerramento no dia 29. Os conteúdos curriculares incluem História da Arte Universal e Brasileira; Conceito e contextos de Cultura e Diversidade Cultural; Economia Criativa, Mecenato e os Mecanismos de Incentivo à Cultura, Empreendedorismo Cultural e Micro Empreendedor Individual, Elaboração de Projetos e Eventos Culturais, Gestão de Projetos, Produção Executiva e Prestação de Contas e Emergência Cultural em tempos contemporâneos: Lei Aldir Blanc.
Todas as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus serão adotadas nos encontros presenciais, como distanciamento físico, materiais individuais e uso obrigatório de máscaras e álcool em gel.