A Secretaria Municipal de Turismo está organizando, para o próximo dia 31, a terceira audiência pública sobre o processo de concessão dos pontos turísticos da cidade. A audiência acontece em formato virtual, através do canal do Youtube da Prefeitura, às 18h. Sugestões ou dúvidas poderão ser direcionadas no próprio chat de transmissão ou pelo e-mail: turismopcaldas@gmail.com
A Audiência é um momento de participação dos interessados e da população, para esclarecer dúvidas e dar sugestões. Este encontro acontece após algumas modificações no edital, que serão explanadas durante o evento. Outra forma de participação é por meio de uma Consulta Pública, que também foi aberta. Os interessados poderão enviar suas dúvidas, sugestões e comentários para o endereço eletrônico: turismopcaldas@gmail.com , até às 18 horas do dia 5 de abril.
A nova minuta do edital pode ser acessada pelos link http://bit.ly/consultapublica2 ou através do Sistema de Editais da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas: https://services.pocosdecaldas.mg.gov.br/editais/
De acordo com o secretário de Turismo, Ricardo Oliveira, a expectativa é das melhores acerca desta nova versão do edital. “Apesar deste momento de crise mundial , existem investidores interessados e já houve outros processos de concessão que obtiveram sucesso pelo país, durante a pandemia. Estamos otimistas e acreditando que, após as referidas mudanças no edital, finalmente o processo possa ser concluído com êxito, o que irá transformar o setor em Poços”. Ele ressalta ainda o apoio que foi fechado com o secretário de estado de Turismo, que se comprometeu em divulgar o edital de Poços de Caldas. O acordo foi firmado durante a última viagem de representantes de Poços a BH, no início deste mês.
Circuito Turístico
O circuito turístico é formado por quatro equipamentos, cuja operação será repassada à iniciativa privada: o Complexo Turístico Cristo Redentor (que inclui o teleférico), a Fonte dos Amores, o Recanto Japonês e o Complexo Turístico Véu das Noivas. A concessionária será responsável pela exploração de atividades turísticas de visitação dos equipamentos turísticos, incluídas obrigações de gestão, melhorias e operação dos atrativos existentes, em formato de circuito turístico integrado. Continua assegurada a gratuidade para os poços-caldenses nos equipamentos turísticos já existentes. A exceção se aplica sobre as novas atividades implantadas. O poços-caldense também terá direito a 50% de desconto no valor do ingresso do teleférico.
A empresa vencedora do edital poderá explorar os atrativos, com a comercialização de ingressos que permitem a visitação de todo o circuito ou de partes dele. A empresa terá a concessão de exploração por 35 anos e um prazo de 5 anos para substituir o teleférico por um equipamento totalmente novo. Caso ela opte por não operar o teleférico atual, o novo teleférico terá que iniciar as operações em até 30 meses.
Todo o processo de formatação do edital e consultas públicas foi coordenado pelo BDMG (autorizado por meio de Decreto 13.216/2020 a estruturar e modelar o projeto de Concessão) , com apoio das diversas secretarias envolvidas no processo, especialmente a Secretaria Municipal de Turismo.