ONDA POÇOS

Câmara debate situação dos trabalhadores do antigo aterro de Poços

Câmara de Vereadores de Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

A Câmara dos Vereadores de Poços de Caldas realiza uma audiência pública nesta quarta-feira, 27, para discutir como ajudar os trabalhadores do antigo aterro sanitário do município. O vereador Diney Lenon (PT) é o autor da proposta. Desde julho de 2022, o aterro foi fechado, desempregando 80 trabalhadores – sendo que grande parte deles ainda está sem trabalho remunerado.

Hoje o lixo coletado é tratado por uma empresa especializada, por meio de um contrato de aproximadamente 7.6 milhões de reais foi firmado com a Sociedade Empresarial de Coleta e Tratamento de Resíduos, de Casa Branca (SP). O fechamento do aterro, além das questões sanitárias e ambientais, foi consequência de uma pendência judicial com o Ministério Público, que obrigava o município a fazer as adequações que a legislação exige desde 2016. Como os requisitos não foram cumpridos, desde 2019 a cidade pagava uma multa diária de R$ 500,00.

Na época, as famílias foram inseridas no cadastro único da Promoção Social e acompanhadas pelo CRAS. De acordo com o parlamentar, são pessoas de baixa escolaridade, em situação de abandono, que tiravam seu sustento da reciclagem e coleta seletiva do antigo lixão. O objetivo da audiência pública é debater ideias para auxiliar essas famílias, com a presença de representantes do Executivo, Legislativo e de outros órgãos públicos.

A sessão é aberta ao público e está marcada para às 15h no Plenário da Câmara Municipal.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb