O vereador Marcos Sansão (PL) protocolou o Requerimento nº 683/2025, solicitando a realização de audiência pública para debater a “Segurança Pública na Área Central do Município”. O encontro será na próxima quarta-feira (25), às 15h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Câmara.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
De acordo com a proposição, nos últimos meses, o centro de Poços de Caldas tem enfrentado problemas graves, com um aumento contínuo de andarilhos e pessoas em situação de rua, situação que se agrava com a presença de menores de idade e mulheres grávidas entre esses grupos.No pedido para a audiência, o vereador ressalta ainda o impacto negativo dessa realidade na qualidade de vida da população e no setor turístico. Para o autor, a audiência tem como objetivo ouvir os comerciantes, que sofrem com certa insegurança no centro de Poços de Caldas. “Muitos lojistas e prestadores de serviço relatam que seus próprios clientes acabam sendo abordados com insistência por pedidos de dinheiro e ajuda e, quando não atendem, infelizmente, acabam sendo coagidos ou até ameaçados. Situação que, além de gerar medo, afasta a clientela e traz enormes prejuízos ao comércio local”, explica Sansão.
Para enfrentar esse quadro, o parlamentar defende a ampliação do fórum de discussão e a convocação de todos os atores responsáveis, incluindo autoridades municipais e representantes da sociedade, para que em conjunto possam buscar soluções eficazes. “Nosso propósito é proporcionar um espaço de escuta e diálogo para que possamos buscar soluções conjuntas, envolvendo o poder público, as forças de segurança e a sociedade civil. É preciso garantir mais tranquilidade para quem trabalha e frequenta o centro da cidade, mais rondas e reforço no monitoramento por câmeras, além de iluminação adequada”, salienta o proponente.
Foram convidados os secretários municipais de Segurança Pública e Assistência Social, além da presidente da Associação de Bares, Restaurantes e Similares de Poços de Caldas.
Os interessados em fazer uso da Tribuna devem se inscrever até as 18h da segunda-feira, 23, pelo e-mail: [email protected]. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas durante o evento pelo WhatsApp (35) 3729-3800.