ONDA POÇOS

Atualização boletim epidemiológico de Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

Desde a sexta-feira, 17, a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas passou a adotar um novo modelo de Informe Epidemiológico, para divulgação das atualizações diárias referentes ao Novo Coronavírus – Covid 19. Em nova roupagem, a divulgação traz mais detalhes, com o objetivo de facilitar a compreensão e proporcionar maior entendimento da situação epidemiológica da Covid-19 no município. O formato original foi desenvolvido pelos setores de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Controle de Qualidade do Atendimento, da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, responsável pelo novo layout, simples e intuitivo. O novo boletim traz o número total de suspeitos notificados e as informações referentes a: investigação concluída, casos suspeitos em investigação e casos confirmados. O detalhamento inclui: casos descartados por exame laboratorial, alta por critério clínico, casos suspeitos em isolamento domiciliar, internações em ala/UTI, curados, óbitos confirmados e óbitos em investigação.

Situação em Poços

Mais dois casos confirmados foram incluídos na atualização do último final de semana. São dois pacientes do sexo masculino, com 35 e 36 anos, integrantes da mesma família, com pai, mãe e duas crianças que testaram positivo para a Covid-19 e que consta no Boletim Epidemiológico desde a última sexta, 17. A família segue em isolamento domiciliar, acompanhada pela Secretaria Municipal de Saúde. Até o fechamento desta edição, são 10 casos confirmados no município. Na semana passada, dois óbitos foram registrados na cidade: o de um homem de 74 anos, que apresentou sintomas gripais após voltar de um cruzeiro pelo Caribe. O exame analisado pela Funed, a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, testou negativo para Covid-19. No entanto, um teste rápido feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços, teve resultado positivo para Covid – 19. O serviço funerário e a família foram orientados a proceder com o velório e o sepultamento, adotando os cuidados recomendados para a Covid – 19. O caso foi informado à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais que por enquanto o classifica como um óbito em investigação. O segundo óbito foi o de um paciente de 67 anos que apresentou sintomas gripais: febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar, após chegar de uma viagem ao Caribe, no mês passado e testou positivo para Covid-19. Este óbito já figura nas estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde.

Casos Confirmados

Dos casos positivos, dois são considerados curados por já terem cumprido o período de 14 dias de quarentena e estarem bem: um homem de 40 anos e uma mulher de 34 anos. Seis casos são referentes aos quatro adultos, sendo uma mulher de 40 anos; três homens com idades de 44, 36 e 35; e duas crianças, de 05 e 10 anos de idade, todos da mesma família e que seguem em isolamento domiciliar. Um paciente de 75 anos, segue internado em Unidade de Terapia Intensiva. O homem de 67 anos que faleceu na semana passada também já figurava entre os 10 casos confirmados no município.

Informe Epidemiológico

Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, nesta segunda-feira, 20 e apresentado no site www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”, no Estado são 81.057 notificações; 75.441 casos suspeitos; 1.148 confirmados; 4.427 descartados e 41 óbitos por Covid-19 confirmados no Estado.