A Unidade da Alcoa em Poços de Caldas inicia, nesta terça-feira, 9, o recadastramento de propriedades e população residente no bairro Jardim Kennedy II, com foco nas ruas mais próximas à Fábrica, e o cadastramento das propriedades e população do bairro São Conrado.
O cadastramento faz parte do Plano de Atendimento à Emergência (PAE) e tem como objetivo facilitar a comunicação com os moradores em futuros simulados de evacuação, conforme o último realizado em junho de 2019, atendendo a legislação. A Alcoa reitera que todas as suas ARBs estão estáveis e seguras.
O trabalho será realizado por colaboradores da empresa H&P, que estarão identificados com crachá, e se estenderá até o dia 29 de novembro. As informações coletadas são confidenciais e serão utilizadas apenas pela empresa. Como parte do plano de comunicação, a Alcoa está divulgando um comunicado aos moradores dos dois bairros, destacando o objetivo do recadastramento/cadastramento e informações práticas, além de disponibilizar um telefone para esclarecimento de dúvidas (35 – 99133-0166).
No Jardim Kennedy II serão recadastrados moradores das ruas Ágata, Ametista, Biotita A, Caolim, Cobre, Diamantina, Magnésio, Mercúrio, Mucovita, Platina e Safira, e no São Conrado, todo o bairro, cerca de 40 imóveis, que estão nas Zonas de Autossalvamento (ZAS), com base no estudo de ruptura hipotética de Áreas de Resíduos de Bauxita (ARBs) da Companhia. A inclusão dos moradores do São Conrado no cadastramento deve-se ao fato da ARB 7 ainda estar em processo de descomissionamento junto aos órgãos ambientais. Esta área já está fora de operação desde 2013 e reabilitada, tendo toda a superfície coberta por vegetação.
A Alcoa faz o monitoramento da estabilidade e segurança de todas as ARBs, que são garantidas por auditorias externas e laudos técnicos, além da fiscalização da Agência Ambiental do Estado de Minas Gerais, para assegurar o atendimento aos requisitos legais.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: