A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Poços de Caldas registrou um aumento de 13,6% no número de atendimentos entre janeiro e maio de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde.
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Apesar do crescimento da demanda, o tempo médio de espera caiu 16%, indicando maior agilidade no serviço prestado. Segundo o levantamento, mesmo nos meses com aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como maio e junho, os indicadores de agilidade continuaram em melhora.
A análise aponta que 70% dos atendimentos realizados na unidade são de baixa complexidade e poderiam ser solucionados em unidades básicas de saúde, como os Programas de Saúde da Família (PSFs), o que poderia contribuir para a redução da demanda sobre a UPA.
Segundo a Secretaria de Saúde, está planejado dar continuidade a ações de qualificação dos serviços. Entre as medidas previstas estão campanhas educativas para orientar a população sobre o uso adequado da UPA, aplicação de pesquisas de satisfação, capacitação contínua da equipe, revisão de fluxos e protocolos, redimensionamento da equipe médica, ajustes nas escalas de trabalho e gestão de indicadores para subsidiar decisões.
Também estão previstas estratégias e tecnologias voltadas à ampliação do acesso e da resolutividade dos serviços, com o objetivo de reduzir o fluxo presencial e otimizar o atendimento nas situações de urgência e emergência.