O sistema ProConsumidor, ferramenta nacional utilizada pelos Procons de todo o país, incluindo o Procon de Poços de Caldas, está fora do ar desde segunda-feira (29). A instabilidade evoluiu e, nesta quinta-feira (2), a plataforma encontra-se totalmente indisponível, impossibilitando atendimentos e consultas.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável pelo sistema em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), equipes técnicas trabalham para identificar e corrigir a falha. Em nota, a pasta informou que “a Fábrica de Software, em conjunto com a equipe de TI do Ministério da Justiça, segue em análise para identificar e corrigir a falha”.
Ainda não há previsão para o restabelecimento do ProConsumidor, o que tem gerado impacto direto nos serviços prestados aos consumidores.
O sistema é considerado uma das principais ferramentas de defesa do consumidor no país, permitindo registrar reclamações, acompanhar processos e intermediar conflitos entre consumidores e empresas. Com a paralisação, demandas presenciais e online permanecem suspensas até a normalização.