O material reciclável em Poços de Caldas é recolhido sempre às quartas ou quintas-feiras de acordo com o cronograma do bairro. Já a coleta do lixo orgânico é feita em outros dois dias da semana, porém de acordo com o coordenador da Assosul Vagner Rogério Freitas, as pessoas têm colocado o lixo orgânico no dia da coleta de materiais recicláveis e vice e versa. O que tem resultado em uma queda de produtividade nas 3 associações e cooperativas conveniadas que sustentam 60 famílias. Pois as instituições recebem, o que é recolhido pelos caminhões de quarta e quinta. A queda de produtividade se reflete no salário de cada associado e cooperado.
No caso da Assosul, os 12 trabalhadores recebiam em média, R$1.200/mês, até agosto. Agora não recebem mais do que R$ 750. “ Além da nossa renda que caiu praticamente pela metade, tem o risco de doenças e acidentes de trabalho. Você pensa que vai receber um caminhão só com materiais recicláveis e recebe um tanto de resto de comida. Isso atrai bichos e nossa associação é em um bairro. É ruim para a gente e para os moradores ao redor ”, reforçou Vagner, coordenador da Assosul.
Já está mais do que comprovada que a reciclagem do lixo é fundamental para a conservação do meio ambiente, para a saúde pública e para a economia do país. Reserve uma lixeira ou mesmo um saco maior na sua casa para ir acumulando o lixo reciclável. Se prestar atenção, o reciclável, muitas vezes, tem mais volume que o lixo orgânico. Fazer a correta separação e aguardar o dia da coleta seletiva são simples atitudes que transformam uma cadeia imensa de pessoas. Pense nisso! Conscientize-se.
Separar o lixo corretamente: ato que faz toda a diferença!
As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores e separadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.
Como separar o lixo doméstico?
Não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.
Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.