ONDA POÇOS

Associação Afro Ancestral tem sede própria em Poços de Caldas

Foto: Divulgação Associação Afro Ancestral Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

A Associação Afro Ancestral de Poços de Caldas tem uma sede própria na cidade. O movimento cultural que surgiu no município no ano de 2010, terá um local para fortificar as lutas e empoderar o povo negro. O anúncio da conquista foi feito nesta semana nas redes sociais.

A sede já tem endereço, é na rua Luiz Maran, nº6, na Vila Guaporé. Mas para contarmos sobre a conquista do espaço físico, é necessário falar sobre a trajetória da Associação.

O jornalismo da Onda Poços conversou com a Ana Maria de Paula presidente da Associação. Ana nos contou que lá no ano de 2010, algumas pessoas iam em sua casa pedir ajuda com leite, fralda, e que a maioria destas pessoas, eram negras. Ana relata que se enxergava naquelas mulheres. “Eu me via muito naquelas mulheres porque a minha vida não foi fácil também e eu não tinha esse respaldo. E eu sempre falava que gente precisava ter um lugar onde a gente se sentisse acolhido. Que a gente olhasse para o outro e se sentisse parte daquele espaço só que eu não sei por que nunca recebemos respaldo público político disso”, explica.

Ana Maria de Paula presidente da Associação Afro Ancestral de Poços de Caldas

 Mesmo com tanta resistência de fora, a ajuda às pessoas continuava, na pandemia foram distribuídas várias cestas básicas. A associação que ainda não tinha espaço físico, se fazia em sororidade e compaixão. Com o intuito de somar forças e ainda naquele objetivo inicial de mostrar que o povo preto tem muito a mostrar enquanto cultura, a Associação pediu a Prefeitura que fizesse um mapeamento para descobrir outras pessoas que fazem cultura popular na cidade, além das que já são conhecidas. Porque de acordo com a Ana, este mapeamento ainda não existia. E foram descobertas muitas pessoas. Pessoas para agregarem. “E foi assim. A sede da Associação está aí para crescer, para ser um ponto de apoio”, explica Ana.

 Pagina 2

A presidente da Associação relata a dificuldade para conseguir uma sede. Ana contou que sempre que se chegava na página dois do contrato, onde se explicava qual a finalidade da Associação e sobre a religião que é de Matrizes Africanas, as portas se fechavam. “Não foi uma, duas, três vezes, foram várias. Cansei de levar porta na cara”, relata.

Neste ano de 2022, as portas se abriram e a Associação ganhou uma sede. O espaço é alugado com recursos próprios da Ana e da Associação.  Ainda segundo a presidente, a ideia é comprar o imóvel futuramente.

Imóvel passará por reforma

Contribuições

Como o imóvel passa por reforma, conta com qualquer tipo de doação, seja em material de construção, palavra de apoio, toda ajuda é bem-vinda.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Dyitg26BqUCAITsn99O2Qc