Em reunião virtual entre clubes e Federação Mineira de Futebol (FMF), ficou decidido que o formato de disputa do Campeonato Mineiro de 2021 será o mesmo do torneio realizado em 2020, sem a disputa de quartas de final.
Dessa forma, os 12 times participantes da competição se enfrentarão em turno único, avançando os quatro primeiros colocados diretamente para as semifinais e posteriormente para grande final do estadual (em jogos de ida e volta). Competições paralelas criadas no ano passado também são mantidas, como o Trófeu Inconfidência e Recopa Mineira.
Com o formato escolhido, que historicamente agrada os clubes da capital, serão 15 datas destinadas ao Campeonato Mineiro. Vale lembrar que, por conta da pandemia do novo coronavírus, não haverá pré-temporada entre o término dos campeonatos nacionais e início dos regionais. A estreia do Campeonato Mineiro está marcada para o dia 28 de fevereiro, enquanto a Série A, por exemplo, tem a última rodada marcada para o dia 24 do mesmo mês. A finalíssima da competição será em 23 de maio.
Clubes participantes
Pouso Alegre e Athletic serão as grandes novidades da próxima edição. A equipe do sul de Minas foi a campeã do Módulo II, enquanto o time de São João Del Rei foi o segundo colocado. Além deles, participarão do Campeonato Mineiro América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Patrocinense, Coimbra, Cruzeiro, Tombense, Uberlândia e URT.