O filhote de onça-parda apelidado de Simba foi encaminhado ao Instituto Estadual de Florestas nesta semana. O animal estava em tratamento no Centro Veterinário da Puc Minas em Poços de Caldas, desde dezembro do ano passado.
Segundo a assessoria de comunicação da Puc Minas em Poços, o animal foi encaminhado aos cuidados do Instituto Estadual de Florestas, mas ainda não será realizada a sua soltura em habitat natural. Conforme a assessoria, como o animal chegou ao Centro ainda filhote, e precisou ficar muito tempo em tratamento, ainda não teria uma boa perspectiva de sobrevida na mata neste momento. “Foi encaminhado a um mantenedouro de fauna em Betim, para que tenha tempo de aprender funções como a caça, e quando estiver preparado, será feita a soltura”, informou.
Na época, a assessoria de comunicação da Puc em Poços, informou que o animal foi encaminhado ao Centro com algumas fraturas. Em geral, não eram lesões graves, portanto, não deveriam comprometer a sobrevivência do animal, mas exigiam acompanhamento na recuperação. Ainda segundo a assessoria, o filhote passou por alguns procedimentos cirúrgicos, inclusive um para corrigir fraturas na pata.
Conforme a assessoria, quando o filhote foi encontrado, estava cambaleando em uma estrada, por esta razão, a principal suspeita é de que tenha sido atropelado.
Atendimento
Ainda conforme a assessoria, todos os animais silvestres que chegam ao Centro, são encaminhados pelas instituições florestais, geralmente por atropelamentos em estradas ou até mesmo operações policiais que identificam apreensão indevida destes animais. Ao chegarem ao Centro, passam por tratamento no qual o tempo dependerá da evolução de cada animal. Após o período de tratamento, dependem do encaminhamento dado pelas instituições florestais para a reinserção na natureza.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM