Médicos que atuam na Santa Casa de Poços de Caldas anunciaram a paralisação dos atendimentos eletivos a partir desta quarta-feira, após novos atrasos no pagamento dos salários. A categoria afirma que parte dos profissionais segue sem receber integralmente valores referentes ao fim de 2024 e relata que a situação voltou a ocorrer neste ano, novamente sem previsão de regularização.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Segundo os médicos, após cobranças feitas à instituição, a direção informou que os repasses da Secretaria Municipal de Saúde ainda não haviam sido realizados, o que afetaria o pagamento dos profissionais. Diante do impasse, a categoria deliberou pela suspensão dos atendimentos não emergenciais, mantendo apenas os casos de urgência e emergência.
Confira a nota dos médicos na íntegra:
“Nós, médicos atuantes na Santa Casa de Poços de Caldas, vimos por meio deste comunicar formalmente a decisão coletiva da categoria pela paralisação das atividades médicas eletivas, em razão do reiterado atraso no pagamento dos profissionais.
Destacamos que:
A categoria permaneceu por três meses sem receber no fim do ano de 2024 e muitos médicos permanecem até o momento sem o pagamento integral dos valores devidos.
A situação se repete novamente, sem previsão para regularização, gerando insegurança, desvalorização profissional e prejuízo ao exercício ético da medicina.
A paralisação foi deliberada em reunião entre os médicos do serviço, registrada em ata, em razão da manutenção contínua do descumprimento das obrigações contratuais.
Cumpre esclarecer que, conforme determina o Conselho Federal de Medicina, serão mantidos integralmente os atendimentos de urgência e emergência, sem qualquer prejuízo aos pacientes em situação de risco.
Serão suspensas exclusivamente atividades não emergenciais (FICHAS AZUL/VERDE).
A paralisação terá início na quarta-feira, respeitando o prazo mínimo de comunicação prévia (48h). Além disso, ficou acordado entre os profissionais que, caso haja novo atraso no pagamento no mês de dezembro, a paralisação nos atendimentos será retomada.
Reafirmamos nosso compromisso ético com a assistência médica e reiteramos que esta medida visa exclusivamente garantir condições mínimas de dignidade profissional, estabilidade laboral e continuidade do atendimento seguro à população.
Colocamo-nos à disposição para diálogo imediato e resolução efetiva da situação, a fim de evitar prejuízos ainda maiores ao funcionamento do serviço.
Atenciosamente,
Equipe médica de Poços de Caldas”
Santa Casa atribui atraso à falta de repasses
Em resposta, a Santa Casa de Poços de Caldas informou que ainda não há data prevista para o pagamento dos profissionais. A instituição afirma que os atrasos são consequência da falta de repasse de recursos por parte da Secretaria Municipal de Saúde, algo que estaria fora do controle administrativo do hospital.
A Santa Casa informou estar em contato permanente com os órgãos municipais para agilizar a liberação dos valores e normalizar a situação “o mais breve possível”.
NOTA OFICIAL – Secretaria Municipal de Saúde
“A Secretaria Municipal de Saúde informa que não há qualquer risco de paralisação dos serviços médicos prestados pela Santa Casa de Poços de Caldas. Todos os atendimentos seguem ocorrendo normalmente, sem prejuízo à população.
Houve apenas um atraso pontual no repasse de recursos destinados ao pagamento dos serviços médicos. A regularização está prevista para esta semana.
A Secretaria mantém diálogo permanente com a Santa Casa, acompanhando a situação administrativa e financeira da instituição para garantir a continuidade, estabilidade e qualidade dos serviços oferecidos à população.
A Administração Municipal reforça seu compromisso com a transparência e assegura que todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para que não haja qualquer risco de interrupção nos serviços de saúde.”
*Com informações de TV Poços e SulMinasTV






