Moradores de Poços de Caldas que tiveram eletrodomésticos ou equipamentos eletrônicos danificados com a queda de energia que aconteceu na noite de sexta-feira (25) têm até 90 dias para pedir o ressarcimento.
O apagão durou cerca de uma hora e afetou toda a cidade, atingindo 88.820 clientes, segundo a DME Distribuição (DMED), empresa que opera o fornecimento de energia no município.
Moradores de Poços de Caldas relataram no grupo “Reclame Aqui Poços de Caldas” equipamentos queimados e com defeitos após o incidente.
O ressarcimento é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Em Poços de Caldas, a solicitação deve ser feita pessoalmente à DME na Rua Amazonas, nº 65, pelo telefone 0800 035 0196 ou pela ou da agência virtual da empresa. De acordo com a empresa, a documentação solicitada depende de cada caso.
O Apagão
De acordo com o gerente de distribuição da DME, Richard Martins Bueno, a causa do apagão ocorreu fora do sistema do DME e ainda não foi definida. A energia foi afetada às 22h15 e o serviço começou a ser retomado às 23h e foi totalmente normalizado às 00h16.
“O que nós conseguimos apurar até o momento que foi que houve uma perturbação no sistema elétrico externo ao sistema do DME. Nós já identificamos aqui pelas pelos equipamentos que nós temos que houve um afundamento de tensão. O sistema é trifásico, duas tensões foram quase a zero e depois voltaram. O que o sistema elétrico faz num caso desse? Ele desliga toda a rede para a garantia mesmo, para segurança tanto do sistema quanto dos consumidores”, afirmou.
Segundo o gerente, o DME aguarda um relatário do Operador Nacional do Sistema (ONS) com explicações do que causou o desligamento do sistema elétrico.
Fonte: G1 Sul de Minas