ONDA POÇOS

Animais resgatados de incêndios não conseguem voltar a natureza após as queimaduras

Foto: Divulgação/Eixo SP

Compartilhe nas redes sociais

Em meio às queimadas registradas em todo o Leste Paulista, a equipe de resgate da concessionária Eixo SP têm trabalhado para cuidar, também, dos animais silvestres feridos por queimaduras, inalação de fumaça ou outros ferimentos decorrentes dos incêndios. 

Foto: Divulgação/Eixo SP

A concessionária afirma que apenas nos últimos dias, a Associação Protetora de Animais Silvestres de Assis (Apass) recebeu mais de 20 animais feridos. Dentre as espécies mais afetadas estão aves e pequenos mamíferos. Ainda, a equipe relata que muitos desses animais foram encontrados debilitados, com sequelas severas que dificultam sua reabilitação e retorno à natureza.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

A associação afirma que todos os animais são medicados mas nem todos conseguem retornar à natureza por conta das sequelas das queimaduras. Este é o caso de dois filhotes de cachorro-do-mato, em que um deles teve danos no olho e está praticamente cego, e um gato-do-mato que, por conta das queimaduras severas, teve que amputar parte de uma das patas.

A concessionária também faz um alerta a população a respeito da situação. “É importante que ao encontrar um

Foto: Divulgação/Eixo SP

animal ferido nas proximidades da rodovia, os usuários nos comuniquem imediatamente pelo serviço 0800. Quanto mais rápido o animal receber atendimento especializado, maiores são as chances de recuperação”, afirma o coordenador de Meio Ambiente da Eixo SP, Alex Montagner.

Fonte: Eixo SP