Começa nesta sexta-feira,15 e segue até domingo,17, em Andradas, o 1º Festival Gastronômico Cozinhas de Minas. O evento tem como objetivo celebrar a Cozinha Mineira, que recentemente foi reconhecida como patrimônio cultural do Estado, oferecendo uma ampla programação cultural, artística e gastronômica. O festival será realizado na Praça Dr. Alcides Mosconi e contará com entrada gratuita.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A iniciativa é promovida pelo Circuito Turístico Caminhos Gerais e pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com patrocínio da Gasmig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A Prefeitura de Andradas e a Frente da Gastronomia Mineira são parceiras do evento, que tem produção da Ame Cultura.
Um dos principais destaques do festival será o Espaço Cozinha Show Gasmig, um ambiente montado para a apresentação de nove chefs, que irão elaborar pratos sob a curadoria do evento. Serão três pratos por dia, além de conversas gastronômicas e a oportunidade para produtores locais apresentarem seus produtos, com degustação gratuita para os participantes. Participarão chefs de Andradas, cidades da região, de Belo Horizonte e de Tiradentes.
“O Festival Cozinhas de Minas foi concebido para valorizar nossa cultura alimentar, que hoje é uma grande referência para todo o Brasil, além de ser uma forma de gerar fluxo turístico para Andradas e para a nossa região”, afirma Rafael Huhn, coordenador da Frente da Gastronomia Mineira – Regional Sul.
No Espaço Artístico Cultural (palco), serão realizadas três apresentações musicais regionais por dia, e uma atração de renome estadual no sábado. Uma grande praça de alimentação será montada com 13 expositores, 10 tendas e três Kombis de cervejas artesanais.
Haverá também um espaço infantil, com brinquedos infláveis e apresentações culturais gratuitas para as crianças. O evento contará ainda com intervenções artísticas circenses de Vó Nézia, nas sextas-feiras, às 20h, aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 16h.
O Espaço Área de Exposição será composto por 30 expositores de produtos gastronômicos e artesanais, selecionados entre as cidades pertencentes ao Circuito Caminhos Gerais e à Frente da Gastronomia Mineira. Serão apresentados produtos ligados à cadeia turística, como doces, cachaças, vinhos, geleias, azeites, bolachinhas, entre outros.
“A cozinha mineira é o principal atrativo turístico de Minas Gerais, além de ser um dos maiores símbolos da nossa identidade enquanto mineiros. O Festival Cozinhas de Minas nasce com a missão de celebrar esse patrimônio alimentar e gerar emprego e renda para a região. Preparamos com todo carinho uma programação completa para toda a família e esperamos todos em Andradas. Vida longa ao Festival Cozinhas de Minas!”, afirma Platinny Dias, presidente da IGR Caminhos Gerais.
“A realização do Festival Gastronômico Cozinhas de Minas é a culminância de várias ações que nossa gestão desenvolveu nos últimos três anos, com o objetivo de fortalecer o turismo em Andradas. A participação de 12 municípios da nossa região, liderados pelo Circuito Turístico Caminhos Gerais, é fundamental para o desenvolvimento do turismo local e regional, além de evidenciar as peculiaridades de cada localidade”, destaca a prefeita de Andradas, Margot Pioli.
Confira a programação musical:
SEXTA (15/11)
13h30 – 15h30: DJ Lucca
15h30 – 17h: Rômulo Constantino
17h30 – 19h: Gilmar França
20h30 – 22h: Anderson Martins
22h – 00h: Luis e Galeno
SÁBADO (16/11)
14h30 – 16h: Thiago Zu & Banda
16h – 19h: Maskavo
20h – 22h: DJ Lucca
22h – 00h: Maskavo
DOMINGO (17/11)
15h30 – 17h: Chicken Rocket
17h30 – 19h: DasMatas & Tartarini
20h – 20h30: DJ Lucca
20h30 – 22h: Setemarez
Confira a programação da Cozinha Show Gasmig:
SEXTA (15/11)
14h: Chef Abigail Ribeiro (Andradas/MG) – Virado de Frango
16h: Chef Lilian Freitas (Belo Horizonte/MG) – Arroz com Suã Mineiro
20h: Chef Afonso Bicalho (Belo Horizonte/MG) – Paella Mineira
SÁBADO (16/11)
14h: Conversa Gastronômica “Características Sensoriais e Harmonização de Cervejas Gonçalves”, com Fernanda Gonçalves (Poços de Caldas/MG), sommelier de cervejas formada pelo Instituto de Cervejas do Brasil e sócia da Cervejaria Gonçalves, fábrica de cervejas artesanais há 8 anos no mercado mineiro.
15h: Chef Caroline Moraes (Paraguaçu/MG) – Panqueca de Frango com Marolo
17h: Conversa Gastronômica “Pioneirismo e Inovação: Do Cristal ao Chocolate – Uma experiência Multissensorial em Novas Descobertas de Sabor”, com Chef Stella Campos (Poços de Caldas/MG), da Chocolatier da Lascaux – Chocolates Rústicos – e sommelier de chás & Tea Blender.
18h: Chef Matheus Ramalho (Andradas/MG) – Raclette do Seberano
19h: Conversa Gastronômica “Cachaça: História, Gastronomia e Turismo em Minas Gerais”, com Julio César Benjamim, técnico em Agropecuária, proprietário do Alambique Estação de Cana (Monte Belo/MG) e especialista em produção de cachaça, Esalq, Invbev, Cachaças Nobres, LABM, entre outros.
20h: Chef Fernanda Fonseca (Tiradentes/MG) – Frango à Moda da Cozinheira do Restaurante Padre Toledo
DOMINGO (17/11)
15h: Chef Highlander Castro (Delfim Moreira/MG) – Risotto de Pinhão à Mantiqueira com Ragu de Truta
17h: Conversa Gastronômica “Azeites Especiais de Andradas”, com Elisa Graçon Fochi e Paula Trevisan (Andradas/MG), Azeite Origem Trevisan, de Andradas.
18h: Chef Pastaia Caroline Bitencourt (Silvianópolis/MG) – Fettuccine de Couve com Ragu de Linguiça Caipira
19h: Conversa Gastronômica “Andradas, Terra do Vinho de Minas Gerais”, com José Procópio Stella, da Vinícola Stella Valentino de Andradas/MG, e Carlos Geraldo Marcon, da Vinícola Casa Geraldo, de Andradas/MG.
20h: Chef Jamile Botrel Massahud (Lavras/MG) – Petisco de Porco com Cachaça Mineira