Pesquisar
Pesquisar
Home Notícias Cultura

Andradas sedia o 1º Festival Gastronômico Cozinhas de Minas com vasta programação cultural e pratos típicos mineiros

14/11/2024
in Cultura, Destaques, Notícias
386 12
0
Andradas sedia o 1º Festival Gastronômico Cozinhas de Minas com vasta programação cultural e pratos típicos mineiros

Evento será realizado na Praça Doutor Alcides Mosconi

Compartilhe nas redes sociais

Começa nesta sexta-feira,15 e segue até domingo,17, em Andradas, o 1º Festival Gastronômico Cozinhas de Minas. O evento tem como objetivo celebrar a Cozinha Mineira, que recentemente foi reconhecida como patrimônio cultural do Estado, oferecendo uma ampla programação cultural, artística e gastronômica. O festival será realizado na Praça Dr. Alcides Mosconi e contará com entrada gratuita.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

A iniciativa é promovida pelo Circuito Turístico Caminhos Gerais e pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com patrocínio da Gasmig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A Prefeitura de Andradas e a Frente da Gastronomia Mineira são parceiras do evento, que tem produção da Ame Cultura.

 

Um dos principais destaques do festival será o Espaço Cozinha Show Gasmig, um ambiente montado para a apresentação de nove chefs, que irão elaborar pratos sob a curadoria do evento. Serão três pratos por dia, além de conversas gastronômicas e a oportunidade para produtores locais apresentarem seus produtos, com degustação gratuita para os participantes. Participarão chefs de Andradas, cidades da região, de Belo Horizonte e de Tiradentes.

 

“O Festival Cozinhas de Minas foi concebido para valorizar nossa cultura alimentar, que hoje é uma grande referência para todo o Brasil, além de ser uma forma de gerar fluxo turístico para Andradas e para a nossa região”, afirma Rafael Huhn, coordenador da Frente da Gastronomia Mineira – Regional Sul.

 

No Espaço Artístico Cultural (palco), serão realizadas três apresentações musicais regionais por dia, e uma atração de renome estadual no sábado. Uma grande praça de alimentação será montada com 13 expositores, 10 tendas e três Kombis de cervejas artesanais.

 

Haverá também um espaço infantil, com brinquedos infláveis e apresentações culturais gratuitas para as crianças. O evento contará ainda com intervenções artísticas circenses de Vó Nézia, nas sextas-feiras, às 20h, aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 16h.

 

O Espaço Área de Exposição será composto por 30 expositores de produtos gastronômicos e artesanais, selecionados entre as cidades pertencentes ao Circuito Caminhos Gerais e à Frente da Gastronomia Mineira. Serão apresentados produtos ligados à cadeia turística, como doces, cachaças, vinhos, geleias, azeites, bolachinhas, entre outros.

 

“A cozinha mineira é o principal atrativo turístico de Minas Gerais, além de ser um dos maiores símbolos da nossa identidade enquanto mineiros. O Festival Cozinhas de Minas nasce com a missão de celebrar esse patrimônio alimentar e gerar emprego e renda para a região. Preparamos com todo carinho uma programação completa para toda a família e esperamos todos em Andradas. Vida longa ao Festival Cozinhas de Minas!”, afirma Platinny Dias, presidente da IGR Caminhos Gerais.

 

“A realização do Festival Gastronômico Cozinhas de Minas é a culminância de várias ações que nossa gestão desenvolveu nos últimos três anos, com o objetivo de fortalecer o turismo em Andradas. A participação de 12 municípios da nossa região, liderados pelo Circuito Turístico Caminhos Gerais, é fundamental para o desenvolvimento do turismo local e regional, além de evidenciar as peculiaridades de cada localidade”, destaca a prefeita de Andradas, Margot Pioli.

 

Confira a programação musical:

 

SEXTA (15/11)

13h30 – 15h30: DJ Lucca

15h30 – 17h: Rômulo Constantino

17h30 – 19h: Gilmar França

20h30 – 22h: Anderson Martins

22h – 00h: Luis e Galeno

 

SÁBADO (16/11)

14h30 – 16h: Thiago Zu & Banda

16h – 19h: Maskavo

20h – 22h: DJ Lucca

22h – 00h: Maskavo

 

DOMINGO (17/11)

15h30 – 17h: Chicken Rocket

17h30 – 19h: DasMatas & Tartarini

20h – 20h30: DJ Lucca

20h30 – 22h: Setemarez

Confira a programação da Cozinha Show Gasmig:

 

SEXTA (15/11)

14h: Chef Abigail Ribeiro (Andradas/MG) – Virado de Frango

16h: Chef Lilian Freitas (Belo Horizonte/MG) – Arroz com Suã Mineiro

20h: Chef Afonso Bicalho (Belo Horizonte/MG) – Paella Mineira

 

SÁBADO (16/11)

14h: Conversa Gastronômica “Características Sensoriais e Harmonização de Cervejas Gonçalves”, com Fernanda Gonçalves (Poços de Caldas/MG), sommelier de cervejas formada pelo Instituto de Cervejas do Brasil e sócia da Cervejaria Gonçalves, fábrica de cervejas artesanais há 8 anos no mercado mineiro.

15h: Chef Caroline Moraes (Paraguaçu/MG) – Panqueca de Frango com Marolo

17h: Conversa Gastronômica “Pioneirismo e Inovação: Do Cristal ao Chocolate – Uma experiência Multissensorial em Novas Descobertas de Sabor”, com Chef Stella Campos (Poços de Caldas/MG), da Chocolatier da Lascaux – Chocolates Rústicos – e sommelier de chás & Tea Blender.

18h: Chef Matheus Ramalho (Andradas/MG) – Raclette do Seberano

19h: Conversa Gastronômica “Cachaça: História, Gastronomia e Turismo em Minas Gerais”, com Julio César Benjamim, técnico em Agropecuária, proprietário do Alambique Estação de Cana (Monte Belo/MG) e especialista em produção de cachaça, Esalq, Invbev, Cachaças Nobres, LABM, entre outros.

20h: Chef Fernanda Fonseca (Tiradentes/MG) – Frango à Moda da Cozinheira do Restaurante Padre Toledo

 

DOMINGO (17/11)

15h: Chef Highlander Castro (Delfim Moreira/MG) – Risotto de Pinhão à Mantiqueira com Ragu de Truta

17h: Conversa Gastronômica “Azeites Especiais de Andradas”, com Elisa Graçon Fochi e Paula Trevisan (Andradas/MG), Azeite Origem Trevisan, de Andradas.

18h: Chef Pastaia Caroline Bitencourt (Silvianópolis/MG) – Fettuccine de Couve com Ragu de Linguiça Caipira

19h: Conversa Gastronômica “Andradas, Terra do Vinho de Minas Gerais”, com José Procópio Stella, da Vinícola Stella Valentino de Andradas/MG, e Carlos Geraldo Marcon, da Vinícola Casa Geraldo, de Andradas/MG.

20h: Chef Jamile Botrel Massahud (Lavras/MG) – Petisco de Porco com Cachaça Mineira

 

 

Tags: AndradasFestival Gastronômico
Previous Post

9 apostas de Poços ganham mais de R$ 800 na Mega-Sena

Next Post

Veja os serviços públicos que funcionam no feriado da Proclamação da República (15/11)

Related Posts

PF pode interromper emissão de passaporte por falta de verba
Destaques

PF pode interromper emissão de passaporte por falta de verba

25/10/2025
2.8k
Divulgado resultado de exame de possível morte por intoxicação por metanol no Sul de Minas
Destaques

Divulgado resultado de exame de possível morte por intoxicação por metanol no Sul de Minas

25/10/2025
3.3k
Suspeito de tráfico é preso após tentar fugir durante operação em Caldas
Destaques

Suspeito de tráfico é preso após tentar fugir durante operação em Caldas

25/10/2025
2.9k
Rua importante do centro de Poços tem trânsito muito lento na manhã deste sábado (25)
Destaques

Rua importante do centro de Poços tem trânsito muito lento na manhã deste sábado (25)

25/10/2025
3.2k
Next Post
Veja os serviços públicos que funcionam no feriado da Proclamação da República (15/11)

Veja os serviços públicos que funcionam no feriado da Proclamação da República (15/11)

  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG – 37701-033

© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG