Andradas registrou a oitava morte com suspeita da dengue. A informação foi divulgada pela Prefeitura nesta segunda-feira,06. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de uma idosa de 69 anos, com comorbidades, que morava em um dos bairros com alta infestação de focos de transmissão da doença.
Ainda segundo a Prefeitura, desde o início do ano, já foram contabilizados quase 5.200 casos prováveis de Dengue, com 8 óbitos também registrados, sendo 3 já confirmados como positivos para a doença e 5 seguem em investigação.
“Estamos com três tipos de sorotipos da Dengue já detectados em Andradas. Assim, é muito importante que a população fique atenta aos sintomas da doença. Em caso de dúvidas, procure o atendimento médico no Dengário”, explica Ana Beatriz Sasseron, Gerente da Divisão de Vigilância em Saúde.
Sintomas suspeitos de Dengue – Febre alta de início súbito (39° a 40° de dois a sete dias), associada a pelo menos dois dos sintomas: dor de cabeça, fraqueza, dor muscular, dor articular, dor na região do fundo dos olhos, falta de apetite, náuseas e vômitos, diarreia, manchas avermelhadas pelo corpo.
Sinais de alarme – Dor muito forte e contínua na barriga, vômitos frequentes, falta de ar ou dificuldade para respirar, sangramento de mucosas, como nariz e boca, aumento do fluxo menstrual, sangue presente na evacuação, agitação ou muita sonolência, tontura quando muda de posição (deita, senta e levanta), suor frio, diminuição do volume de urina.
Caso perceba os sintomas citados acima, procure o Centro de Atendimento Provisório da Dengue (Dengário), situado à rua Coronel Oliveira, nº 663, Centro (ao lado da Eletro Tchê), das 07 às 19 horas, que funciona todos os dias da semana. No local, a população recebe atendimento médico e as recomendações de tratamento contra a doença. Os casos mais graves são encaminhados para a Santa Casa.
Denúncias, dúvidas ou mais informações por meio do telefone (35) 9.98680551.