ONDA POÇOS

Andradas recebe o 1º Encontro das Mulheres do Café da Região Vulcânica

Compartilhe nas redes sociais

Na próxima terça-feira, 8 de março – Dia Internacional da Mulher – será realizado em Andradas, no Sul de Minas, o 1º Encontro das Mulheres do Café da Região Vulcânica. O objetivo é valorizar e dar visibilidade ao trabalho feminino no mercado cafeeiro. O evento será realizado no restaurante Aldeia Fazenda Velha, no bairro Capão do Mel, zona rural do município. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Sympla, com vagas limitadas.

 

De acordo com o diretor executivo da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, Ulisses Ferreira de Oliveira, as mulheres representam uma parcela significativa dos associados e desempenham um trabalho fundamental para a região. “Cerca de 70% dos nossos membros provêm da agricultura familiar. Isso significa que a produção da região vulcânica envolve homens e mulheres, muitas vezes, famílias inteiras. E percebemos uma tendência de reconhecimento e valorização delas por parte do mercado, que tem se interessado especificamente por cafés produzidos por mulheres”, diz.

 

A Região Vulcânica reúne mais de sete mil cafeicultores, que produzem juntos quase dois milhões de sacas por ano. Ana Maria Cagnani Leite é uma das produtoras. Com mais de 20 anos de experiência em lavouras, ela arrisca uma explicação para a valorização das cafeicultoras. “Somos mais detalhistas, o que influencia no resultado final do produto. E o mercado já percebeu isso”, analisa.

 

O 1º Encontro das Mulheres do Café da Região Vulcânica é realizado pela Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, Prefeitura Municipal de Andradas, Instituto Federal do Sul de Minas, Emater, Instituto Federal do Sudeste de Minas e Sebrae Minas.

 

“A ideia é reunir cafeicultoras e apreciadoras do produto que, de alguma forma, sejam ligadas à região ou ao mundo do café. Outra finalidade é trazer informações, orientações e atividades para esse público, além de consolidar a marca da Região Vulcânica em toda a cadeia do café”, comenta Ivan Figueiredo, analista do Sebrae Minas.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/LWKSu5IWTOs2pMdBVRq4Ah