A Secretaria Municipal de Saúde de Andradas confirmou nesta sexta-feira, 19, o segundo caso de Varíola dos Macacos. Trata-se de um homem que teve contato com uma pessoa de Andradas, infectada pela doença. Ele passa bem e o seu estado de saúde é estável.
Ainda segundo a Secretaria, uma pessoa testou negativo para a enfermidade e outra amostra de exame aguarda resultado. A pessoa infectada e o caso suspeito seguem sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica e estão bem.
A grande maioria dos casos tem boa evolução e não apresentam gravidade. Os sintomas iniciais são gripais, como: febre, mal-estar e dor de garganta. Com elevação da temperatura, os gânglios cervicais, submandibulares, axilares ou inguinais podem aumentar. A erupção na pele geralmente se desenvolve pelo rosto e depois se espalha para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais. As lesões cutâneas passam por diferentes estágios que progridem, antes de finalmente formar uma crosta, que depois cai.
O tratamento da doença é para o alívio dos sintomas e prevenção de complicações como a infecção bacteriana das lesões.
Para evitar a contaminação é importante utilizar máscara, luvas e outras roupas e equipamento de proteção individual ao cuidar dos doentes seja em uma unidade de saúde ou em casa.
A prevenção e o controle da doença dependem da conscientização das comunidades e da educação dos profissionais de saúde para prevenir a infecção e interromper a transmissão.
Dúvidas ou mais informações, ligar na Central de Monitoramento (35) 9.9868-0551.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/FsrOCwsr9mUBDsriAFkHL9