ONDA POÇOS

Andradas confirma 1º caso de chikungunya

Compartilhe nas redes sociais

A Prefeitura de Andradas divulgou nesta sexta-feira,28, que foi registrou o 1º caso de chikungunya.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de um morador da área urbana que contraiu a doença durante uma viagem para a região norte de Minas Gerais.

Ainda conforme a Secretaria, nesta semana a cidade já havia confirmado o segundo caso de dengue , sendo um na zona rural e outro na zona urbana.

A pasta ainda fez um alerta para que a população se previna, uma vez que o município tem um altíssimo nível de infestação do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

Diante de sintomas, como febre, mal-estar, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo, é necessário procurar atendimento médico.

“De acordo com o último levantamento da Vigilância Ambiental, há uma alta infestação do Mosquito Aedes aegypti em Andradas, podendo acarretar numa epidemia dessas doenças, diante do aparecimento desses casos confirmados. E o que chama atenção é que ficou constatado durante as visitas, que a cada 100 imóveis, aproximadamente 10 deles tinham criadouros do mosquito e 90% dos focos estavam em imóveis habitados”, alerta Ana Beatriz Sasseron, Gerente da Divisão de Vigilância em Saúde.

Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, é fundamental que a população colabore e faça a sua parte, como:

– Com a orientação médica, adotar o uso de repelentes;

– Permitir que os agentes de combate às endemias tenham acesso aos imóveis para realizarem o tratamento focal;

– Manter quintais e lotes limpos;

– Não depositar lixo e entulhos,

– Evitar o acúmulo de água parada; evitando assim aparecimento de novos criadores do mosquito.

MUTIRÃO DA DENGUE

Nesta sexta-feira, 28 de abril, a equipe de agentes de combates às endemias promoveu um mutirão de combate à Dengue no Jardim Alvorada, que envolveu a realização de visitas nas residências, com foco na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, foi realizado o fumacê na localidade, já que um dos casos de Dengue confirmados em Andradas é morador dessa região.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM