O Hospital da Unimed Poços tem investido cada vez mais na melhoria da qualidade assistencial, seja por meio do treinamento da equipe, implantação de novos processos e práticas, além de equipamentos de última geração, levando a Cooperativa a se destacar em várias áreas. Uma delas é a Gestão de Riscos, como na recente avaliação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dos hospitais que integram a Rede Sentinela, que funciona como observatório nos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde. O Hospital obteve 37,61 dos 38 pontos disponíveis e é referência no país.
Dando continuidade ao programa de capacitação, o time do Hospital participou de uma palestra online, organizada pela Gestão de Riscos, intitulada “Disclosure” que teve como objetivo enfatizar a importância de uma comunicação assertiva com o paciente e seus familiares em caso da ocorrência de um evento adverso. Ela foi conduzida pela enfermeira Fernanda Paulino dos Anjos, gerente de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Israelita Albert Einstein, com a participação da Diretoria da Unimed Poços, profissionais da equipe multidisciplinar e representantes das instituições de saúde da rede prestadora. Fernanda falou sobre o conceito, premissas, desafios e vantagens da realização do Disclosure, deu exemplos e esclareceu dúvidas.
“Preparamos e qualificamos continuamente a nossa equipe para oferecer a melhor assistência, com qualidade e segurança, e os conceitos do Disclosure são fundamentais para o fortalecimento da cultura de segurança do paciente”, destaca o médico José Júlio Balducci, diretor do Hospital Unimed Poços. “Demonstram a maturidade, a transparência e o comprometimento dos nossos profissionais”.
Sobre o Hospital Unimed Poços
Inaugurado em 2002, o Hospital da Unimed Poços é referência regional pela qualidade de atendimento ao beneficiário e possui uma estrutura completa para a realização de cirurgias de baixa, média e alta complexidade e internação clínica.
Desde o início dos primeiros casos da Covid-19, a Unimed Poços, o Hospital preparou-se para atender tanto os pacientes com o novo coronavírus como os demais com outras patologias. Entre as ações implantadas destacam-se a criação do Grupo de Enfrentamento da Pandemia, criação de uma unidade voltada exclusivamente para atender casos da síndrome gripal no Pronto Atendimento, com fluxos independentes, adaptação de uma ala e leitos de isolamento apenas para pacientes com suspeita/confirmação da Covid-19, garantindo um atendimento seguro e de qualidade para todos.