ONDA POÇOS

Ambulatório de Enfrentamento à Covid-19 inicia atendimentos à população

Compartilhe nas redes sociais

Começou a funcionar nesta quarta, 05, o Centro de Enfrentamento, um Ambulatório de Covid-19 para acolher os pacientes, orientar, atender e encaminhar inclusive para outros serviços da Rede SUS, de acordo com a avaliação da necessidade de cada caso, a ser feita pela equipe médica.

A equipe para o início do trabalho é formada por três auxiliares de enfermagem, dois enfermeiros, dois médicos, quatro auxiliares administrativos, quatro auxiliares de serviços gerais e quatro controladores de acesso. “Estes profissionais foram contratados e preparados especificamente para esta nova unidade de saúde, mais uma porta especializada para o acolhimento dos pacientes neste momento de pandemia”, disse a coordenadora administrativa Isabel Cristina de Oliveira Carvalho.

O Centro de Enfrentamento à Covid-19 funciona de segunda a segunda, das 7h às 19h, na Rua Paraíba, 672, no Centro de Poços.

“A cidade ganha muito e os pacientes têm um local de excelência para a assistência especializada. Mais uma vez devo agradecer à generosidade de pessoas e de empresas de Poços de Caldas que possibilitaram a abertura e o funcionamento do Hospital de Campanha, onde funciona o Ambulatório”, comentou o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.

Hospital de Campanha

Por enquanto, não há previsão para abertura do Hospital de Campanha, tendo em vista que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid em Poços está oscilando entre 25% a 35%. A estrutura do Hospital de Campanha fica no mesmo endereço onde funcionou, de 2007 a 2012, o Hospital São Domingos, agora com 20 leitos clínicos e 10 leitos de UTI. O prédio foi cedido gratuitamente por seis meses, pelo proprietário, o médico ginecologista e hipnoterapeuta, Luciano Incrocci, para a montagem da nova unidade. Com o prédio cedido para a instalação do Hospital de Campanha, a Secretaria Municipal de Obras trabalhou na execução de adaptações e pequenos reparos, com valores estimados em 80 mil reais. A Secretaria de Serviços Públicos auxiliou na limpeza. A Secretaria de Defesa Social executou a sinalização de trânsito referente às vagas de embarque e desembarque. A Secretaria de Saúde, responsável pela nova unidade de atendimento, foi também a responsável por todo o gerenciamento e execução desta logística, que possibilitou a preparação do espaço. Foram recebidas doações da Alcoa e Alcoa Foundation, Grupo CBA e Mineração Curimbaba, Instituto Votorantim e Lavanderia Laundromatt. A contrapartida da PUC, pela implantação do curso de Medicina em Poços também foi revertida na compra de equipamentos necessários para o Hospital de Campanha.

? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: